Equipes do interior da Bahia participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Participantes disputam Olimpíada Brasileira de Robótica em Salvador.
Participantes disputam Olimpíada Brasileira de Robótica em Salvador.
Participantes disputam Olimpíada Brasileira de Robótica em Salvador.
Participantes disputam Olimpíada Brasileira de Robótica em Salvador.

A Bahia sedia neste final de semana, dias 24 e 25 de agosto de 2019, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que vai reunir mais de 800 competidores de toda a Bahia em Salvador. Ao todo são 128 equipes inscritas, 53 delas do interior. A OBR-BA terá representantes de 20 municípios baianos, incluindo os Salvador e Região Metropolitana.

Entre as representações do interior que participam da competição de robôs, a maior delegação vem do sudoeste, em especial das cidades de Vitória da Conquista e Jequié, que irão trazer para Salvador 18 equipes. A região oeste vem na sequência com o maior número de equipes: 11 (Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa); seguida da região norte, com 9 participantes das cidades de Feira de Santana, Seabra e Senhor do Bomfim.

A OBR-Ba é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI) e conta com a parceria do Shopping da Bahia. As atividades vão ser concentradas no estacionamento “i”, a partir das 8 horas deste sábado. As disputas de robôs prosseguem até o domingo, às 16 horas, quando serão conhecidas as equipes selecionadas para a etapa nacional da OBR. A programação é aberta ao público e gratuita.

Além das competições das equipes, formadas por estudantes de escolas públicas, particulares e técnicas da Bahia, os visitantes poderão fazer uma imersão no universo da robótica e conhecer outras experiências nesta área desenvolvidas na Bahia.

Atrações

Entre as atrações, destinadas a crianças, jovens e adultos apaixonados por robótica, destaca-se a participação da equipe baiana SEVENSPEED, campeã nacional de Fórmula 1 nas Escolas, que irá representar o Brasil na competição internacional, em novembro, nos Emirados Árabes. Os estudantes, que fazem parte da Liga Robótica SESI, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, construíram o carrinho de corrida mais rápido do Brasil e agora vão tentar repetir o feito, em novembro, em Abu Dhabi.

Modalidades

Os visitantes também vão conhecer outras modalidades de robótica, nos estandes montados no local. São elas a First Lego League (FLL), a First Tech Challenge e o ZCoding. Toda a programação é acessível a crianças a partir dos 8 anos de idade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109996 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]