‘Doutor’ Sócrates e a Democracia Corinthiana são temas de documentário

O ex-jogador Sócrates é o protagonista do longa-metragem.
O ex-jogador Sócrates é o protagonista do longa-metragem.
O ex-jogador Sócrates é o protagonista do longa-metragem.
O ex-jogador Sócrates é o protagonista do longa-metragem.

Narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg, o documentário “Democracia em Preto e Branco” aborda o movimento ideológico-futebolístico Democracia Corinthiana, focando sobretudo na figura de Sócrates, jogador do Corinthians. Em um contexto de luta pela volta das eleições diretas no Brasil, na década de 1980, o craque liderou um grupo de atletas, como Walter Casagrande e Wladimir, na construção de um clube mais democrático em sua administração. Tudo era decidido por votação, das contratações aos locais de concentração. Em uma configuração totalmente auto-organizada, o grupo causou polêmica e desagradou a militares e a cartolas por subverterem os modelos tradicionais de gestão.

O longa também mostra o panorama esportivo, musical e político de uma época em que o país fervilhava em meio a greves e protestos, que contavam com a participação ativa de Sócrates e Wladimir. Entre os depoentes, há futebolistas e corintianos ilustres, como o ex-presidente Lula, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman, Paulo Miklos e Juca Kfouri, cujos relatos são ilustrados com imagens de arquivo de jogos, de manifestações e de shows. A exibição é na Sexta da Sociedade (16/08/2019), às 22:15 horas.

‘Democracia em preto e branco’ 

Tendo como pano de fundo o lendário movimento Democracia Corinthiana, o nascimento de importantes bandas de rock brasileiras e a campanha das Diretas Já, “Democracia em Preto e Branco” mostra como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do país nos anos 80. O documentário conta com locução de Rita Lee e entrevistas exclusivas de Sócrates, Walter Casagrande, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos, entre outros.  Diretor: Pedro Asbeg. Duração: 94 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 17 de agosto, sábado, às 02h e às 13h20; 18 de agosto, domingo, às 21h; 19 de agosto, segunda-feira, às 16h15; 20 de agosto, terça-feira, às 10h15.

Confira vídeo

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]