Curso ofertado pela UNAMACS incentiva o plantio de alimentos orgânicos em Feira de Santana

Curso ofertado pela UNAMACS.

Curso ofertado pela UNAMACS.

O aprendizado teórico aliado à prática de como fazer uma horta orgânica é a proposta de mais um curso desenvolvido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS), que foi iniciado na manhã desta terça-feira (13/08/2019), para representantes de associações comunitárias, creches e alunos do Sesc.

Com o tema “Horticultura: Sistemas Sustentáveis”, o curso será executado em seis módulos. A UNAMACS está integrada ao Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

O facilitador do curso, Heber Moraes, destacou três itens considerados essenciais para o plantio de alimentos orgânicos: sol (luz), insumo e espaço. “Além da boa vontade”, acrescentou. Citou alguns alimentos de fácil cultivo, como alface, quiabo, pimentão e o tomate.

“O alimento orgânico é mais saudável, mais saboroso e apresenta maior durabilidade”, afirmou. Ainda de acordo com Heber Moraes, nas etapas finais os participantes terão oficinas onde vão preparar sanduiches e saladas a partir desses alimentos.

A coordenadora do Ensino Fundamental I do Sesc, Joseni Carvalho, considerou que o curso “Horticultura: Sistemas Sustentáveis” vai somar às atividades já desenvolvidas pela instituição. “Já incentivamos e promovemos aos alunos a alimentação saudável. A proposta desse curso vai ampliar o aprendizado e reforçar o conteúdo já aplicado”, considerou.

Essa primeira etapa foi realizada no auditório do Sesc e contou também com a participação de professores, que serão responsáveis em desenvolver os conhecimentos de horta de forma interdisciplinar com os alunos. Coordenadora da Unamacs, Elizângela Lucena, também acompanhou a atividade.

Oficinas e cursos

O diretor de Educação Ambiental, Hiram Freire, afirma que o cronograma completo de atividades da Unamacs referente aos meses de agosto, setembro e outubro já pode ser acesso através do site oficial da Prefeitura, por meio do endereço eletrônico www.feiradesantana.ba.gov.br. Mais informações através do Departamento de Educação Ambiental da Semmam.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]