Combate às fake news é tema de formação para professores de Língua Portuguesa, em Feira de Santana

Professores exploraram conceito de letramento midiático alinhado ao combate às fake news.Professores exploraram conceito de letramento midiático alinhado ao combate às fake news.


Explorar o conceito de letramento midiático alinhado ao combate às fake news. Foi este o ponto central da participação de Andréia Araújo, professora mestra do curso de Jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira, durante o encontro de formação da área de Língua Portuguesa realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, esta quarta-feira (14/08/2019). O encontro integra o calendário de Atividades Complementares Formativas.

Andréia explicou que letramento diz respeito ao domínio dos estudantes em habilidades como leitura, escrita, interpretação de diferentes gêneros e tipos textuais e seus contextos de uso. O letramento midiático, por sua vez, tem relação direta com o desenvolvimento dessas habilidades no que concerne à apreensão, principalmente, de textos veiculados em redes sociais e em veículos de comunicação.

A professora também chamou atenção para o fenômeno da pós-verdade, esse que, segundo ela, tem ligação direta com as notícias falsas. “Este fenômeno acontece quando o fato tem menos importância para uma pessoa do que suas próprias convicções; do que as tendências pessoais dos indivíduos. As fake news são produzidas ao gosto do freguês, sem preocupação com a veracidade do que é noticiado”, explicou a formadora.

Ela complementa seu raciocínio lembrando Machado de Assis, criador do narrador não confiável. “Hoje nós precisamos de um leitor desconfiado, que não aceite de pronto o texto tal qual chega. Mas alguém que questione a produção, origem e veracidade dessas informações. Por isso, os professores precisam propor atividades que exercitem a leitura crítica de seus alunos”, recomenda a professora.

O letramento midiático é uma característica destacada pela Base Nacional Comum Curricular como essencial para o desenvolvimento dos alunos. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

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