CEPAL projeta desaceleração da economia na América Latina

Cepal projeta desaceleração da economia na América Latina.
Cepal projeta desaceleração da economia na América Latina.
Cepal projeta desaceleração da economia na América Latina.
Cepal projeta desaceleração da economia na América Latina.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) prevê desaceleração da economia na maioria dos países da região. Segundo estudo anual divulgado quarta-feira (31/07/2019), devido ao fraco desempenho em investimentos, exportações e consumo interno, a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) na região é 0,5% para 2019, valor inferior a 0,9% observado em 2018.

“Esse desempenho é atribuído aos efeitos de um enfraquecimento sincronizado da economia global, que tem implicado em um cenário internacional desfavorável para a região. No âmbito interno, o baixo crescimento é devido ao pouco dinamismo apresentado pelo investimento, pelas exportações e por uma queda do gasto público e do consumo privado”, diz o estudo.

Segundo a Cepal, diferentemente de anos anteriores, em 2019 a desaceleração será generalizada e afetará 21 dos 33 países da América Latina e do Caribe. Em média, a América do Sul deverá crescer 0,2%, a América Central 2,9% e o Caribe 2,1%.

Para ao Brasil, a previsão de crescimento do PIB é 0,8%. Em 2018, a economia brasileira cresceu 1,1%.

Na avaliação da Cepal, é necessário expandir o espaço de políticas para enfrentar a desaceleração e contribuir para o crescimento econômico, com medidas tanto na área fiscal, como na monetária e relacionadas com o investimento e a produtividade, nos países da América Latina.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111051 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]