Sessão solene promovida pela Câmara Municipal marca 35 anos de fundação da APAE Feira de Santana

Diretor da APAE de Feira de Santana, Jurandir de Araújo Mato Grosso e José Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, durante solenidade em comemoração aos 35 anos da entidade.
Diretor da APAE de Feira de Santana, Jurandir de Araújo Mato Grosso e José Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, durante solenidade em comemoração aos 35 anos da entidade.

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite desta quarta-feira (28/08/2019), a sessão solene de comemoração dos 35 anos de existência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), atendendo ao requerimento de autoria do vereador Roberto Tourinho (PV). Com a galeria e o plenário cheios, o evento marcou o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorreu entre os dias 21 e 28 de agosto de 2019.

O vereador Roberto Tourinho enalteceu o trabalho da associação, destacando o seu papel social e filantrópico “ao longo destes anos, com muito amor e dedicação homens, mulheres e inúmeros profissionais nas mais variadas áreas se dedicaram para cuidar de crianças e adolescentes com deficiência, buscando reestabelecer a saúde, estimular e resgatar a vida social”. E completou “A APAE humanizou, tratou as doenças com todo o cuidado e com os métodos modernos corretos não faltando o principal: amor e afeto”.

Tourinho ainda destacou que a associação presta atendimento diário a cerca de 1000 pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Autismo, de Feira de Santana e sua macrorregião; sendo que 90% são pertencentes a uma classe socioeconômica de baixa renda. O edil finalizou citando “que a todos vocês nunca falta o amor e caridade em seus corações e viva a nossa querida APAE! ”.

O presidente da Federação de Apaes do estado da Bahia, Narciso José Batista,lembrou a temática debatida na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla“este ano o tema da Semana no movimento da APAE é a importância das famílias e da pessoa com deficiência na implantação de políticas públicas e por isso é uma coincidência a comemoração deste aniversário, o que torna essa sessão muito especial, com a casa cheia de familiares. Nós precisamos desse consórcio e da colaboração de todos vocês para que esse movimento fique cada dia mais forte e nunca falte a cooperação em prol da pessoa com deficiência. ”

Edna Maria Amorim Queiroz, presidente da APAE de Feira de Santana, recebeu uma placa alusiva à passagem dos 35 aos da associação na cidade. Em seu discurso, ela ressaltou a importância da associação e dos seus núcleos para a inclusão de pessoas com deficiência. “A Apae foi idealizada por profissionais que sentiram a carência no atendimento a pessoas com deficiência na cidade […]. Elas precisam sair da invisibilidade e serem reconhecidas como cidadãos, e a sua condição de protagonistas precisa ser aprimorada”. A presidente ainda relatou a sua vivência como uma mãe assistida pela associação “a família é a maior aliada da Apae, e aqui neste momento, como mãe de um jovem com deficiência, posso testemunhar o quanto é difícil essa labuta”, destacou a edil.

A diretora da APAE de Feira de Santana, Mary Portugal Markoul discursou sobre a honra de fazer parte deste movimento “O sentimento hoje é de alegria e gratidão por termos conseguido transpor tantas barreiras e fazer a diferença na vida de milhares de pessoas com deficiência e suas famílias, ao longo desses 35 anos”. Em seguida, entregou diplomas de agraciamento honorário da APAE para as autoridades presentes, inclusive ao presidente do Legislativo.

Na cerimônia, foi lembrada toda a trajetória da associação em Feira de Santana, que ressurgiu em 1984, com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência Intelectual.

A Sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha (PSDB), tendo a Mesa de Honra composta pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto Gonçalves, que representou o prefeito Colbert Martins nesta solenidade; por Narciso José Batista, presidente da Federação de Apaes do estado da Bahia; por Edna Maria Amorim, presidente da APAE de Feira de Santana; por Mary Portugal Markoul, diretora da APAE de Feira de Santana e por Ronaldo Araújo Rodrigues, auto defensor da APAE Bahia.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106678 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]