Associação Bahiana de Imprensa sedia posse do jornalista Moacy Neves como presidente do SINJORBA

Convite da posse do jornalista Moacy Neves como presidente do SINJORBA.
Convite da posse do jornalista Moacy Neves como presidente do SINJORBA.
Convite da posse do jornalista Moacy Neves como presidente do SINJORBA.
Convite da posse do jornalista Moacy Neves como presidente do SINJORBA.

Uma nova página começa a ser escrita na história do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (SINJORBA), afirmou Moacy Neves presidente eleito da entidade, ao se referir a gestão que nesta sexta-feira (30/08/2019), às 18:30 horas, durante solenidade na sede Associação Bahiana de Imprensa (ABI), localizada na rua Guedes de Brito, 1, Ed. Ranulfo Oliveira, Centro Histórico de Salvador. Para a solenidade e confraternização, além da categoria foram convidadas autoridades estaduais, municipais, representações de entidades de classe parceiras e outras organizações políticas.

A diretoria do sindicato, que estará à frente da entidade pelos próximos três anos, avalia que a atual conjuntura traz desafios que só poderão ser enfrentados a partir de uma ampla mobilização da categoria. O novo presidente do Sinjorba, Moacy Neves, afirma que os retrocessos trabalhistas, a precarização da profissão, as novas configurações das relações de trabalho irão impor à próxima gestão uma entidade muito mais organizada, dinâmica e participativa.

A nova direção e o grupo de apoio formado para fortalecer o Sinjorba foram resultados de três meses de amplos debates e reuniões, que tiveram como pauta a realidade da profissão, as dificuldades da categoria e os caminhos a seguir para a revitalização do sindicato. Outro fruto desse processo inicial de mobilização tem sido um expressivo aumento do quadro de filiados e promessas de mais filiações para os próximos meses.

Pluralidade e renovação

A aposta do novo presidente será na unidade para elevar o Sinjorba ao patamar que lhe permita ter forças para melhor defender a categoria. “O grupo foi formado tendo por princípio a pluralidade. Conseguimos compor uma diretoria com amplo perfil profissional, que abarca várias gerações de jornalistas, com colegas da capital e interior, de empresas, assessorias, sindicatos, freelancers, em atividade e aposentados”, afirma Neves.

Um dos símbolos da nova geração que chega para somar forças ao sindicato é a vice-presidenta, Fernanda Gama. Sem desmerecer o trabalho dos militantes históricos, ela vem com a força da juventude e traz consigo vários outros jornalistas com o desejo de reposicionar o Sinjorba. “Para que possamos fortalecer o jornalismo, precisamos encarar os desafios da atual conjuntura e nos reconhecer enquanto classe trabalhadora. A nova gestão vem com essa intenção, buscando unir a todos e trazer a nova geração para perto da entidade, conscientizando a categoria e tentando nos reinventar para poder atuar nesse novo cenário. Sei que não será fácil, mas temos muita disposição e vontade para fazer a mudança acontecer”, encerrou Fernanda.

Agenda

O que: Posse da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia

Quando: 30 de agosto (sexta-feira), às 18h30

Onde: Associação Bahiana de Imprensa (ABI)

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108006 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]