Volume II da biografia do ex-governador Waldir Pires será lançada em Salvador

Convite de lançamento do volume II da biografia do ex-governador Waldir Pires.
Convite de lançamento do volume II da biografia do ex-governador Waldir Pires.
Convite de lançamento do volume II da biografia do ex-governador Waldir Pires.
Convite de lançamento do volume II da biografia do ex-governador Waldir Pires.

O jornalista Emiliano José lança Volume II da biografia do ex-governador Waldir Pires (1926—2018). Solenidade ocorre no Palácio Rio Branco, Centro Histórico de Salvador, no dia 15 de agosto de 2019, às 17 horas.

Segundo Emiliano José, a frase de Waldir Pires pronunciada quando ele encerrou a carreira parlamentar aos 90 anos de idade, sintetiza com perfeição o espírito combativo do político exemplar que viveu com intensidade a Era Vargas, o governo João Goulart, o golpe militar de 1964, o exílio, a resistência, a redemocratização, a Constituição de 1988, inclusive com participação ativa nos governos de Lula e Dilma Rousseff.

Em sua obra, produzida pela Versal Editores, o autor documenta o pioneirismo de Waldir Pires no combate à corrupção, a convite do presidente Lula, com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU), do Portal da Transparência, das leis que tornaram obrigatórios portais estaduais e municipais de acesso às contas públicas, e o Programa de Fiscalização das verbas federais repassadas aos municípios.

O biógrafo de Waldir Pires registra que, ao vencer a reeleição em 2006, o presidente Lula havia se decidido a enfrentar três desafios; distribuir renda, defender a soberania nacional e ultrapassar a política monetarista. Portanto, não desejava uma crise militar que se desenhava com o embaixador José Viegas no Ministério da Defesa. A solução foi Waldir Pires para a Ministério da Defesa. Já na casa dos 90 anos de idade, Waldir Pires participou ativamente da campanha em defesa do presidente Lula contra a perseguição política da Operação Lava Jato, agora desmascarada pelo jornalismo do site The Intercept.

Com este segundo volume, Emiliano José encerra a biografia de Waldir Pires.  No Volume I, o escritor narra o início da carreira do político baiano, que faleceu em junho de 2018 aos 91 anos de idade. Sua infância, juventude, ingresso na vida pública, os primeiros mandatos parlamentares, a candidatura a governador em 1962 e a participação no governo João Goulart.

No capítulo final, o escritor crava a última mensagem do ex-governador da Bahia: “Encerro minha vida parlamentar aos 90 anos, mas, não encerro minha luta. Derrotados são os que deixam de lutar”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]