Vice-almirante Marcelo Francisco Campos é homenageado com a Medalha Thomé de Souza; Outorga foi concedida pela Câmara Municipal de Salvador

Câmara Municipal de Salvador outorga Medalha Thomé de Souza ao vice-almirante Marcelo Francisco Campos. Durante a solenidade, desembargador Baltazar Miranda representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Jatahy Júnior.

Câmara Municipal de Salvador outorga Medalha Thomé de Souza ao vice-almirante Marcelo Francisco Campos. Durante a solenidade, desembargador Baltazar Miranda representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Jatahy Júnior.

O vice-almirante Marcelo Francisco Campos, comandante do 2º Distrito Naval, ganhou mais uma comenda para guardar entre tantas honrarias que recebeu ao longo da carreira. Ele, que vai receber a quarta estrela da Marinha na Bahia, tornando-se almirante de esquadra, em 31 de julho, recebeu da Câmara Municipal de Salvador, na noite desta quinta-feira (04/07/2019), a Medalha Thomé de Souza. A honraria foi entregue pelos vereadores Fábio Souza (PHS) e Henrique Carballal (PV), autor do requerimento e presidente da sessão solene, respectivamente.

“O vice-almirante é um homem de currículo extenso. Hoje a Câmara faz o reconhecimento da atuação desse oficial e dos seus serviços prestados a nossa cidade. A ausência de uma força ativa levaria a uma situação de vulnerabilidade. A presença das Forças Armadas é a garantia de nossa soberania”, disse Carballal. O vereador destacou que o vice-almirante em breve parte para uma missão nos Estados Unidos, o que reforça seu profissionalismo e excelência.

Autor da homenagem, o vereador Fábio Souza destacou que o vice-almirante tem exercido com maestria a sua função em Salvador. “O cuidado com nossa cidade extrapola a proteção pelo mar e chega também através da solidariedade em suas ações sociais”, afirmou o vereador.

Cruz das Almas

Ainda na sessão solene, o vereador do município de Cruz das Almas, Elias de Gogó (SD), entregou ao homenageado uma moção de aplauso e felicitações. A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores cruz-almenses. “É um reconhecimento da nossa cidade à importância da Marinha em nosso estado”, disse Elias.

“Hoje eu tenho um pai baiano, um irmão mais novo baiano, um melhor amigo baiano. De fato essa cidade mora em meu coração. Me resta agradecer à Câmara Municipal de Salvador por essa homenagem, aos vereadores e toda população”, disse o vice-almirante.

“Salvador foi por muitos anos a principal porta de entrada do Brasil. A cidade tem uma consciência patriótica muito grande e isso ficou claro para mim nos festejos do 2 de Julho. Quem está sendo homenageada nessa Casa hoje é a Marinha do Brasil e eu sou muito grato por isso”, completou Campos.

Carioca, Marcelo Francisco Campos assumiu o 2º Distrito Naval em janeiro deste ano. Ele atuou também no Ministério da Defesa como diretor do Departamento de Promoção Comercial e secretário de Produtos de Defesa. Campos foi ainda comandante da Escola Naval e diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha.

A mesa da sessão solene foi composta ainda pelo general de divisão Marcos André da Silva Alvim; pelo vice-almirante Arnon Barbosa, ex-comandante do 2º Distrito Naval; pelo desembargador Baltazar Miranda, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Jatahy Júnior; o procurador-chefe da Procuradoria da União da Bahia, Reinaldo Couto; o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel-aviador Lucas Karpischin; o coronel Humberto Sturaro, representando o comandante geral da Polícia Militar da Bahia; o presidente da Academia de Letras da Bahia,  Joaci Góes e o jornalista Nelson Carvalho, representando a Associação Baiana de Imprensa (ABI).

Câmara Municipal de Salvador outorga Medalha Thomé de Souza ao vice-almirante Marcelo Francisco Campos. Durante a solenidade, o desembargador Baltazar Miranda representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Jatahy Júnior.

Câmara Municipal de Salvador outorga Medalha Thomé de Souza ao vice-almirante Marcelo Francisco Campos. Durante a solenidade, o desembargador Baltazar Miranda representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Jatahy Júnior.

Vice-almirante Marcelo Francisco Campos, Comandante do 2º Distrito Naval, é homenageado pela Câmara Municipal de Salvador. Solenidade ocorreu nesta quinta-feira (04/07/2019).

Vice-almirante Marcelo Francisco Campos, Comandante do 2º Distrito Naval, é homenageado pela Câmara Municipal de Salvador.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).