Salvador: Projeto ‘Segundas do Chorinho’ inicia atividades do segundo semestre de 2019

Cartaz anuncia programação do projeto Segundas do Chorinho.
Cartaz anuncia programação do projeto Segundas do Chorinho.
Cartaz anuncia programação do projeto Segundas do Chorinho.
Cartaz anuncia programação do projeto Segundas do Chorinho.

Dando continuidade à programação do mês, no dia 8 de julho de 2019, o Projeto ‘Segundas do Chorinho ano 8’, apresenta o trabalho do DUO AGOGO, criado há dez anos pelos músicos australianos Adam May (cavaquinho) e Paul Carey (violão), em Salvador, trazendo nesta noite como convidados especiais os brasileiros Juvino Filho (clarineta) e Rodrigo Heringer (percussão), para juntos interpretarem repertório do choro tradicional brasileiro, bem como composições originais inspiradas neste gênero e outras formas e ritmos do Brasil, recebendo também outros músicos que sobem espontaneamente ao palco no já tradicional formato Roda de Choro.

O Segundas do Chorinho tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, a partir das 20 horas, na Varanda do SESI Rio Vermelho, em Salvador quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho.

Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda, Studio Protom e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

Duo Agogo

Os instrumentistas Adam May e Paul Carey formam o Duo Agogo. Os violonistas de Melbourne tocam música de choro tradicional brasileira, bem como composições originais inspiradas no choro e outras formas e ritmos brasileiros. Adam e Paul vêm se apresentando e gravando juntos como um duo desde 2009, e já tocaram em palcos de festivais, conservatórios e clubes da Austrália, como o Adelaide International Guitar Festival 2010, noite de abertura do Festival Internacional de Cinema de Melbourne de 2013, Guitar Perspectives 2012-2013 com curadoria do Conservatório de Música de Melbourne, Festival de Cinema Australiano-Latino-Americano 2010-2012, RITMO Brazil Day Festival Sydney 2012, entre outros.

Paul e Adam colaboram regularmente em outras bandas brasileiras, incluindo o Trio Agogo (http://www.trioagogo.com/) e o Agobloco (Marchinhas de Carnaval), e eles podem ser ouvidos tocando em Melbourne e arredores com o Sexteto Zona Sul, Julian Scheffer e Boom Boom Combo do PC. Ambos os músicos viveram, estudaram e viajaram pelo Brasil trazendo uma riqueza de conhecimento e compreensão para sua música. A gravação de 2011 do Trio Agogo “A história de Benjamin Constant” foi concebida e escrita por Paul Carey no Brasil e conta a história da rua onde os membros do grupo viviam no Rio de Janeiro. A Rua Benjamin Constant, uma rua movimentada em um subúrbio do interior do Rio, fornece o pano de fundo e inspiração para as composições originais, que recriam a rica tapeçaria da vida urbana brasileira. Adam May é especialista em tocar cavaquinho e violão de sete-cordas. Estes são instrumentos quintessenciais usados em grupos de choro no Brasil, e Adam faz parte de um pequeno mas crescente número de músicos internacionais que atuam nesses instrumentos especializados. Adam completou recentemente seu Mestrado em Música na Etnomusicologia na Universidade de Melbourne, sua tese final “As tradições, técnicas e inovações” investigam a música do choro e, através de análise musical e entrevistas, explora o novo repertório para o violão sete cordas. Duo Agogo apareceu recentemente em várias novas gravações de inspiração brasileira, incluindo “Sexteto Zona Sul” e “Ao Meu Lado”, no entanto, são suas performances ao vivo que cativam seu público, apresentando uma exibição de uma das primeiras músicas instrumentais verdadeiramente brasileiras formulários realizados a partir de uma perspectiva exclusivamente australiana.

Agenda

O que: Projeto ‘Segundas do Chorinho – ano 8’

Quando: sempre às segundas-feiras de 2019, às 20 horas

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho

Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 – Rio Vermelho

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106957 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]