Salvador: Espetáculo ‘Dois Cafés’ traz os dramas de jovens adultas ao MAB

Cena do Espetáculo ‘Dois Cafés’.
Cena do Espetáculo ‘Dois Cafés’.
Cena do Espetáculo ‘Dois Cafés’.
Cena do Espetáculo ‘Dois Cafés’.

Dizem que a vida adulta começa quando o primeiro boleto chega, mas ela pode ser muito mais que um ciclo de contas a pagar. No espetáculo teatral “Dois Cafés – Uma tragicomédia sobre mudanças”, quatro amigas universitárias vão descobrir todas as angústias, dilemas e belezas de assumir a fase adulta de suas vidas. Sua estreia acontece no próximo sábado (13/07/2019), às 19 horas, no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador e permanece em cartaz até o dia 04 de agosto, sempre aos sábados e domingos.

Ao receberem a notícia que o aluguel do apartamento em que moram iria aumentar, as jovens amigas Catarina, Jasmim, Isabela e Camila percebem que a pacata vida de universitárias havia acabado. Sem dinheiro para pagar o aumento, as quatros têm um prazo de apenas 30 dias para encontrar outro local para viver. As mudanças irão além da moradia, elas irão questionar suas escolhas, o futuro e as pressões do dia-a-dia.

A atriz Bárbara Laís Machado, atual vencedora na categoria revelação do 26º Prêmio Braskem de Teatro, afirma que há uma forte conexão entre ela e sua personagem, Catarina. Natural do município de Muniz Ferreira, Bárbara lembra que a peça retrata muitas situações que ela passou quando decidiu estudar teatro em Salvador. “O impacto de encarar a vida adulta é muito amedrontador, principalmente quando saímos de nossa zona de conforto. Por isso, é sempre importante ter a família e os amigos para contar. É um processo de amadurecimento em que toda ajuda é bem-vinda”.

Inspirada nas sitcoms – popular gênero cômico da TV estadunidense – com um toque de dramaticidade, “Dois Cafés” é dividido em seis episódios através de uma estrutura épica/dramática. Para o diretor Otávio Correia, o espetáculo propõe uma viagem nas dores e excentricidades dessas quatro amigas: “a mudança da juventude para a fase adulta é um ‘despejo’ obrigatório pelo qual todos passarão, e ele acontece sem aviso prévio”. Ele ainda acredita que o público mais jovem deva se identificar com a história: “nesta modernidade marcada por excessos de informações e demandas, acreditamos ser importante que o público mais jovem sinta que não está só e que esta é uma fase da vida pela qual todos iremos passar”, enfatiza.

O espetáculo é realizado com o apoio do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e o MAB.

Os Disponíveis de Teatro – Grupo formado por artistas e produtores da Faculdade de Teatro da UFBA, responsáveis pela montagem dos espetáculos “O Santo Inquérito”, “Pinno, ou Fannie” e “Jack, a do mal. Ou não”, esse último rendeu a atriz Bárbara Laís o Prêmio Braskem de Teatro 2019 na categoria Revelação. Em sua trajetória, “Os Disponíveis” buscam trabalhar com textos que provoquem a investigação e descoberta do eu, enquanto força transformadora do mundo.

Elenco

Alice Gramacho – Camila, a estudante de Dança

Bárbaro Laís Machado – Catarina, a estudante de Letras

Carla Lucena – Jasmim, a estudante de Física

Fabiane Leal – Isabela, a estudante de Administração

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108784 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]