Salvador: Audelina Macieira lança no MAB livro ‘Pobre Mulher Feminina Nordestina’

Cartaz anuncia lançamento do livro 'Pobre mulher feminina Nordestina'.Cartaz anuncia lançamento do livro 'Pobre mulher feminina Nordestina'.
Cartaz anuncia lançamento do livro 'Pobre mulher feminina Nordestina'.

Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Pobre mulher feminina Nordestina’.

A escritora, professora e poeta Audelina Macieira lançará no dia 19 de julho de 2019, às 19 horas, no Museu de Arte da Bahia (MAB), o livro “Pobre mulher feminina nordestina” (Editora Penalux). A obra conta com xilogravuras de Pita Paiva, apresentação do jornalista Clodoaldo Turcato e prefácio da professora e poeta Vera Passos. Além da sessão de autógrafos, a programação cultural contará com apresentação musical e declamação e leitura de poesia.
No prefácio, a escritora Vera Passos pontua que a autora nos conduz a uma viagem semirrealista em um livro poético de letras firmes e palavras suaves que pretende desvelar a vida da mulher sertanista ressaltando seus valores, sua beleza e suas angústias. Seguiremos em textos com lamento I e II, as ladainhas, o lamento ente poemas como Casamento e Favela, que se destacam no livro por sua beleza poética. As Marias que não conhecemos e que vivem naturalmente num ambiente bucólico e também no meio de nós; Marias nascidas na Caatinga, do Sertão semiárido cantado, vivido e sofrido, enfrentado todos os dias pelas Marias parteiras, rezadeiras, parideiras, as Marias bonitas meninas graciosas.
Audelina apresenta uma leitura simples e fiel de um universo bastante rico relativo à regionalidade. Sua personagem intrépida vive em meio ao caos, mas, sonha, luta e se apaixona devota de uma fé encontra resignação e superação. “Este é um livro poético marcante onde o leitor vai acordar para nossa epistemologia regional, porém também abre o debate sobre a vida das filhas do nordeste”, escreve o jornalista Clodoaldo Turcato, na apresentação.
Turcato ainda reforça que a ideia é conhecer as terras secas e entender a alma feminina nordestina sem sair do lugar. “Essa viagem é única para o leitor que vai descobrir em Audelina Macieira, uma autora que inova na maneira da escrita sem apelos e severamente entregue a sua pesquisa”.

A autora

Audelina Macieira nasceu em Cachoeira/BA. É formada em Pedagogia e Especialista em Neuropedagogia com Psicanálise. Autora dos livros Coração Amargo em Flor (Ed. Òmnira, 2016) e O Abraço da Esperança (Ed. Scortecci, 2017), seus textos constam em dezenas de revistas e antologias. Pobre Mulher feminina Nordestina é seu terceiro livro. É membro da União Baiana de Escritores (UBESC), da Confraria de Poetas Pela Paz no Mundo (CAPPAZ) e Vice-Presidente da Academia de Música Letras e Artes de Salvador (ALMAS).

Agenda

O quê: Lançamento do livro Pobre Mulher Feminina Nordestina

Quando: 19 de julho, às 19 horas

Onde: Museu de Arte da Bahia

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória, Salvador

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]