Salvador: APUB promove debate ‘Mídia brasileira, redes sociais e a opinião pública: o caso The Intercept e o fascismo algorítmico’

Reportagens do The Intercept Brasil sobre ‘as mensagens secretas da Lava Jato (#VazaJato).

Reportagens do The Intercept Brasil sobre ‘as mensagens secretas da Lava Jato (#VazaJato), são tema de debate em Salvador.

Como forma de contribuir com a reflexão sobre a comunicação contemporânea e a formação da opinião pública, a Apub Sindicato promove, no dia 06 de agosto de 2019, às 17 horas, em sua sede na Federação, em Salvador o debate ‘Mídia brasileira, redes sociais e a opinião pública: o caso The Intercept e o fascismo algorítmico’, com os professores Emiliano José e Zeca Peixoto.

O debate irá abordar como as tradicionais empresas de comunicação do Brasil, ao longo da história, estiveram no centro de acontecimentos e da atuação política, e agora, enfrentam uma crise estrutural com a popularização da internet e das redes sociais. Além disso, o encontro pretende apontar a forma como essas mesmas redes, através de seus algoritímos e modos de navegação, produzem e reproduzem opiniões, discursos e, muitas vezes, desinformação e fake news.

Sobre os palestrantes

Emiliano José – Jornalista, escritor, doutor em Comunicação e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia. Autor de diversas obras sobre a imprensa brasileira e suas relações com a política e sobre a ditadura militar. Biógrafo do ex-governador da Bahia Waldir Pires.

Zeca Peixoto – Jornalista, mestre em História Social e professor da Unime/Salvador. Pesquisa cibercultura, jornalismo de dados e repercussão de narrativas em ambientes digitais.

Agenda

O QUÊ: Debate “Mídia brasileira, redes sociais e opinião pública: o caso The Intercept e o fascismo algorítmico”

QUANDO: 6 de agosto de 2019 (terça-feira)

ONDE: Auditório da Apub Sindicato (Rua Professor Aristides Novis, 44 – Federação)

HORÁRIO: 17h | Entrada Franca

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).