Revista Veja lança e-book para celebrar os 50 anos da chegada do homem à Lua

Capa do livro digital 'A Conquista da Lua', uma publicação da Revista Veja. Os acidentes, as emoções e as inovações tecnológicas que marcaram a corrida espacial numa antologia imperdível.
Capa do livro digital 'A Conquista da Lua', uma publicação da Revista Veja. Os acidentes, as emoções e as inovações tecnológicas que marcaram a corrida espacial numa antologia imperdível.
Capa do livro digital 'A Conquista da Lua', uma publicação da Revista Veja. Os acidentes, as emoções e as inovações tecnológicas que marcaram a corrida espacial numa antologia imperdível.
Capa do livro digital ‘A Conquista da Lua’, uma publicação da Revista Veja. Os acidentes, as emoções e as inovações tecnológicas que marcaram a corrida espacial numa antologia imperdível.

No sábado, 20 de julho, o histórico pouso do homem em solo lunar completará 50 anos. Para celebrar tal façanha, a Revista Veja preparou o livro ‘A Conquista da Lua’, com reportagens publicadas pela revista ao longo deste meio século, começando com o nascedouro do Projeto Apollo e chegando até o momento atual, quando empresas privadas, e não mais nações, passam a disputar a corrida espacial.

A obra, que ajuda a entender toda a saga da humanidade na exploração do cosmo, pode ser adquirida em formato digital na Amazon, por 9,99 reais. Lá tem todos os acidentes, as emoções e as inovações tecnológicas que marcaram a corrida espacial numa antologia imperdível.

A viagem à Lua

Apollo 11 foi um voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min UTC. Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar seis horas depois já no dia 21, seguido por Aldrin vinte minutos depois. Os dois passaram por volta de duas horas e quinze minutos fora da espaçonave e coletaram 21,5 quilogramas de material para trazer de volta à Terra. Michael Collins pilotou sozinho o módulo de comando e serviço Columbia na órbita da Lua enquanto seus companheiros estavam na superfície. Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins.

A missão foi lançada por um foguete Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida às 13h32min UTC de 16 de julho, tendo sido a quinta missão tripulada do Programa Apollo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). A nave Apollo era formada por três partes: um módulo de comando com uma cabine para três astronautas, a única parte que retornou para a Terra; um módulo de serviço, que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água; e um módulo lunar dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita.

Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua. Armstrong e Aldrin então foram para o Eagle, pousaram em Mare Tranquillitatis e passaram um dia na superfície. Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.

*Com informações da Revista Veja.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112787 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]