Programa sobre afro-empreendedorismo terá segunda temporada na TV Kirimurê Bahia

Cartaz da segunda temporada do 'Me Despache'.
Cartaz da segunda temporada do 'Me Despache'.
Cartaz da segunda temporada do 'Me Despache'.
Cartaz da segunda temporada do ‘Me Despache’.

A partir do mês de agosto, A TV Kirimurê (Canal 10.2) exibirá a segunda temporada do Me Despache, pioneiro programa sobre empreendedorismo e desenvolvimento econômico da tevê aberta da Bahia.

Depois da boa repercussão das dez edições exibidas na primeira temporada, o programa, idealizado e apresentado pela publicitária Luciane Reis, manterá o foco em iniciativas de organização econômica da população negra, conversando com especialistas e dando dicas para o empreendedor. Através de entrevistas e reportagens, o Me Despache traz o debate sobre questões financeiras para a casa das famílias baianas. Os convidados, com suas histórias pessoais ou com suas pesquisas dedicadas à temática dos negócios, contribuem para estimular o pensamento sobre a Economia.

Nesta segunda temporada, o programa mantém os mesmos horários: apresentação todas as terças-feiras, 21 horas e reprise às quintas-feiras, 10 horas da manhã, além dos conteúdos disponibilizados nas redes sociais da Agência de Fomento a Negócios Locais e Étnicos Merc´Afro, responsável pelo programa. A direção do Me Despache é do jornalista André Santana, com direção de imagens e edição de Gustavo Pereira.

Étnicos Saberes

O nome do programa faz alusão à forma que os clientes baianos utilizam para serem atendidos nos estabelecimentos comerciais. Essa característica será ainda mais ressaltada na segunda temporada, quando o programa dará mais espaço para as visitas aos estabelecimentos comerciais e negócios de afro-empreendedores pela cidade. O objetivo é revelar ao público como utilizaram a criatividade e o potencial inovador para tornar realidade um sonho profissional.

“Com o programa Me Despache, iniciamos uma importante reflexão sobre a relação histórica dos negros com o dinheiro. Estamos mapeando na cidade, pequenos e médios empreendimentos para visitarmos e promove-los como Étnicos Saberes, além de conectá-los com iniciativas e tendências mundiais de negócios focados na superação do racismo e na promoção do empoderamento negro. ”, explica Luciane Reis, que é pesquisadora da temática do afro-empreendedorismo.

Comunicóloga com formação em Publicidade e Propaganda, especialista em Produção de conteúdo para Educação online pela Faculdade de Educação da UFBA, Luciane Reis é mestranda em Desenvolvimento e Gestão Social na Faculdade de Administração da UFBA, desenvolvendo a pesquisa ‘O caminho do dinheiro negro: da escravidão ao empreendedorismo’.

Gestão de Si

Um dos quadros mais elogiados do programa ganhará destaque nesta segunda temporada, é o Gestão de Si, que conta com falas inspiradoras de consultores para uma atenção maior para crenças e hábitos que impedem o desenvolvimento do potencial criador daqueles que querem empreender nas mais diversas áreas da economia. Temas como organização pessoal, network, crenças limitantes e ferramentas de gestão de fácil acesso são abordados como imprescindível para os afro-empreendedores, mas também para qualquer pessoa que deseja ter um equilíbrio financeiro.

“Nosso objetivo é trazer para o cotidiano das famílias a conversa sobre planejamento financeiro, organização de carreiras e consumo consciente, tornando a aquisição e uso do dinheiro um ato político de afirmação negra”, defende Luciane Reis.

Me despache todas as terças-feiras, 21h, e reprise às quintas-feiras, 10h da manhã, na TV Kirimurê (10.2). Uma iniciativa do Merc´Afro: www.mercafro.com.br

Ficha técnica

Idealização, produção e apresentação: Luciane Reis

Direção: André Santana

Direção de Imagens e Edição: Gustavo Pereira e Edmundo

Direção de arte: Vinny Santos e Questão Almada

Fotografia: Gustavo Pereira e Lucas Cerqueira

Maquiagem: Ana Andrade

Figurinista: Cáren Cruz

Comunicação: Adriele do Carmo e André Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110989 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]