Palestra do ministro do STF Ricardo Lewandowski proferida na UFBA sobre o tema ‘A ideia de democracia na atualidade’ é aula de inteligência nacional

Ricardo Lewandowski, ministro do STF, profere palestra em que aborda ‘A ideia de democracia na atualidade’. Discurso é aula de inteligência nacional.Ricardo Lewandowski, ministro do STF, profere palestra em que aborda ‘A ideia de democracia na atualidade’. Discurso é aula de inteligência nacional.
Ricardo Lewandowski, ministro do STF, profere palestra em que aborda ‘A ideia de democracia na atualidade’. Discurso é aula de inteligência nacional.

Ricardo Lewandowski, ministro do STF, profere palestra em que aborda ‘A ideia de democracia na atualidade’. Discurso é aula de inteligência nacional.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski palestrou na sexta-feira (14/06) na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), durante Conferência Magna de 2019, intitulada ‘A ideia de Democracia na atualidade’. O evento marcou o início das celebrações do centenário de morte do jurista da Bahia Ruy Barbosa (1849-1923).

O ministro esteve em Salvador atendendo convite dos estudantes do Centro Acadêmico Ruy Barbosa (CARB).

A atividade foi realizada pela Reitoria da UFBA e direção da Faculdade de Direito, no auditório da Faculdade de Direito, denominado ‘Espaço Cultural Raul Chaves’.

O evento recebeu apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e do Sindicato dos Professores das Instituições de Ensino Superior da Bahia (APUB).

Perfil do palestrante

Enrique Ricardo Lewandowski é ministro do STF e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente é o presidente da Segunda Turma, tendo exercido o cargo de Presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça entre 2014 e 2016. Ocupou interinamente o cargo de Presidente do Brasil em 2014 e de Presidente do Senado Federal, para fins do Julgamento do Processo de lmpeachment, em 2016. Também exerceu o cargo de Presidente do Tribunal Superior Eleitoral em 2012. Foi Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

Formado em Ciências Políticas e Sociais e em Direito, detém os títulos de doutor e livre-docente em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e de Master of Arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacv, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University, nos Estados Unidos. Também é Professor Titular de Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Escreveu diversos artigos e livros, entre os quais “Globalização, regionalização e soberania (2004)” e “Pressupostos materiais e formais da intervenção federal no Brasil (2018)”.

Confira vídeo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).