“O senhor envergonha o Judiciário”, diz deputado Joseildo Ramos ao ministro Sérgio Moro durante audiência sobre as mensagens secretas da Lava Jato

Joseildo Ramos: procuradores ilibados que não concordam com essa atitude que envergonha o judiciário nacional.
Joseildo Ramos: procuradores ilibados que não concordam com essa atitude que envergonha o judiciário nacional.
Joseildo Ramos: procuradores ilibados que não concordam com essa atitude que envergonha o judiciário nacional.
Joseildo Ramos: procuradores ilibados que não concordam com essa atitude que envergonha o judiciário nacional.

Frente a Frente com o atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, o deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA) questionou o ex-juiz sobre orientações que teria dado ao Ministério Público no processo contra o ex-presidente Lula. Durante audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (2), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o parlamentar leu artigos do Código Penal e lembrou as mensagens que revelaram o “acumpliciamento” entre o juiz que deveria ser isento e a acusação.

“O senhor em algum momento dialogou no mesmo nível com a defesa? O senhor nega ter grampeado os advogados de defesa de Lula? O senhor comentou com Dallagnol sobre abertura dos sigilos de Dilma e Lula numa conversa privada? Isso é crime? Quando vossa excelência diz que tudo isso é normal na cultura do judiciário o senhor arroga pra sua conduta a conduta de gente muito séria na magistratura, procuradores ilibados que não concordam com essa atitude que envergonha o judiciário nacional”, criticou.

Ainda em sua intervenção, Joseildo destacou que o ex-juiz colheu depoimento do presidente Lula e no mesmo dia conversou com Carlos Fernando  Santos Lima pedindo uma avaliação de como teria sido o interrogatório, debochou da defesa que já teria dado seu showzinho e orientou que o MPF soltasse uma nota apontando as contradições do depoimento. Um dia depois, segundo o parlamentar, tudo aconteceu exatamente como aconselhado. ” É preciso que de uma vez por todas o ex-juiz e agora ministro se coloque claramente se a cultura generalizada de um magistrado é se acumpliciar com quem faz a denúncia”, concluiu.

Os deputados cobram do ministro Sérgio Moro esclarecimentos sobre o conteúdo revelado pelo site de notícias The Intercept Brasil, que trouxe mensagens supostamente trocadas entre Moro, então juiz federal, e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol. Além de mensagens entre outros procuradores membros da força-tarefa (02/07/2019). Os deputados cobram do ministro Sérgio Moro esclarecimentos sobre o conteúdo revelado pelo site de notícias The Intercept Brasil, que trouxe mensagens supostamente trocadas entre Moro, então juiz federal, e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol. Além de mensagens entre outros procuradores membros da força-tarefa.
Ministro Sérgio Moro presta depoimento à três Comissões da Câmara dos Deputados — Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC); Direitos Humanos e Minorias (CDHM); e Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) — sobre possível conluio com procuradores da República, no processamento e julgamento de ações judiciais do Caso Lava Jato, referente ao período em que atuou como juiz federal.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108049 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]