Município de Remanso recebe mudas de palma e selos para produtos da agricultura familiar

Foram entregues 50 mil mudas de palma para agricultores familiares do município de Remanso.
Foram entregues 50 mil mudas de palma para agricultores familiares do município de Remanso.
Foram entregues 50 mil mudas de palma para agricultores familiares do município de Remanso.
Foram entregues 50 mil mudas de palma para agricultores familiares do município de Remanso.

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou no último domingo (14/07/2019), no município de Remanso, Território de Identidade Sertão do São Francisco, a entrega de Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) para 18 produtos de associações voltadas para as cadeias produtivas da apicultura, pesca artesanal e fruticultura. Também foram entregues 50 mil mudas de palma para agricultores familiares do município.

Com o SIPAFS, os grupos que já comercializam para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) poderão incluir outros produtos certificados, com a redução de impostos na nota fiscal emitida.

A presidente da Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso (APPR), Lucília Freitas, vê esse selo como um apoio para a inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado: “Desde quando a gente fundou a APPR que estamos nessa luta pela aceitação e certificação dos nossos produtos. O Sipaf é um incentivo para que a cada dia a gente dê um passo à frente, garantindo que as pessoas reconheçam o nosso produto”.

O superintendente da Suaf, Ademilson Rocha (Tiziu), destacou a importância destas ações conjuntas para os agricultores familiares: “O Governo do Estado tem várias ações que vão desde a produção até a comercialização. Garantindo a segurança alimentar do rebanho, por meio da distribuição de forrageiras, como também a entrega de selos, que facilitam a inserção destes produtos no circuito comercial. Essas iniciativas contribuem com a vida de todos os agricultores familiares”, concluiu o superintendente.

O encontro contou com representantes de associações de agricultores familiares, sindicatos e lideranças locais. A agricultora familiar Teresa Araújo, da comunidade Negros, é uma das beneficiárias das mudas de palma e está na expectativa de melhorar a alimentação e o manejo dos animais que cria: “Eu tinha uma roça cheia de palma, mas deu uma doença [cochonilha] e a palma morreu quase toda. Agora, com essas mudas, tenho fé que no ano que vem meus bichos vão ter o que comer, sem ter que me preocupar em comprar ração”.

De acordo com Pedro Alves, secretário de Agricultura do município, essa é uma ação muito importante em benefício dos agricultores: “A palma é uma das forrageiras mais utilizadas para a alimentação animal e, ao longo desses anos, devido à estiagem prolongada, as sementes de palma foram se perdendo”.

As ações são executadas pelas unidades da SDR: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]