Governo da Bahia assina convênio e reforça desenvolvimento rural em Itacaré

Assinatura dos convênios beneficiam 500 famílias de agricultores familiares.
Assinatura dos convênios beneficiam 500 famílias de agricultores familiares.
Assinatura dos convênios beneficiam 500 famílias de agricultores familiares.
Assinatura dos convênios beneficiam 500 famílias de agricultores familiares.

Para qualificar o comércio da produção rural e alavancar as vendas dos produtos da agricultura familiar, nesta sexta-feira (26/07/2019), na Câmara de Vereadores do município de Itacaré, foram celebrados convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS), para reforma do Mercado Municipal, que abriga a feira livre, e a aquisição de veículos para auxiliar a mecanização rural do Assentamento Pancada Grande.

Um dos convênios assinados, que tem o aporte de mais de R$700 mil reais, é destinado à ampliação de espaço de comercialização, cobertura, construção de boxes, infraestruturas e adequações que estejam no padrão da Vigilância Sanitária. “Com a assinatura dos convênios, mais de 500 famílias de agricultores familiares serão beneficiadas e terão suas vidas melhoradas, consequentemente, aumentarão sua renda. A reforma da feira dará melhores condições de comercialização e recepção ao cliente, além de garantir que o produtor rural tenha dinheiro para suas necessidades”, enfatizou Josias Gomes, secretário da SDR.

De acordo com Wilson Dias, presidente da CAR, o desafio é produzir, abastecer os balcões da feira para evitar venda a atravessadores e, assim, o agricultor familiar pode lucrar mais: “É fundamental investir na base de produção e garantir que os produtos cheguem à feira. Pois a maior indústria, que gera emprego e renda nos municípios, é a agricultura familiar, ainda mais aqui em Itacaré, uma cidade turística que tem hotéis e restaurantes precisando da produção que vem do campo”, observou.

Antônio Mario Damasceno, popularmente conhecido como Antônio de Anízio, prefeito de Itacaré e presidente do CDS-LS, celebrou a chegada do recurso: “Para nós, é uma satisfação muito grande a assinatura desses convênios que irão dar mais dignidade aos nossos agricultores familiares, e também a nossa população e ao turista que vai visitar a feira livre. Em breve a nossa feira estará mais qualificada, robustecida e fortalecida. Realmente, o agricultor agora pode abrir um sorriso largo e dizer que dias melhores estão chegando”, comemorou

Pancada Grande

Os agricultores familiares do assentamento Pancada Grande foram beneficiados com um dos convênios assinados com o CDS-LS, no valor de mais de R$385 mil, destinados à compra de um caminhão e um trator.

José Ferreira, popularmente conhecido como Bubu, presidente do Conselho Rural Sustentável e líder comunitário do Assentamento Pancada Grande, celebrou a assinatura do convênio e destacou que “o que muda pra gente é que vamos produzir mais e de forma mais dinâmica e teremos como escoar a produção de maneira mais ágil, para ela chegar, numa melhor qualidade, aos nossos fregueses”.

Por fim, agricultores familiares do Pancada Grande, que participam da Feira da Agricultura Familiar, dentro da programação do Festival da Sabores de Itacaré, que acontece até domingo (28), receberam os dirigentes da SDR/CAR e outras lideranças para mostrar um pouco do que é produzido no assentamento.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110960 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]