Força Aérea do Brasil outorga medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva; Solenidade ocorreu na Base Aérea de Salvador

Força Aérea do Brasil outorga medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva. Solenidade ocorreu na sexta-feira (19/07/2019), na Base Aérea de Salvador.
Força Aérea do Brasil outorga medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva.
Força Aérea do Brasil outorga medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva. Solenidade ocorreu na sexta-feira (19/07/2019), na Base Aérea de Salvador.
Força Aérea do Brasil outorga medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

O Comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, outorgou — em 13 de maio de 2019, 198º da Intendência e 131º da República — a medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia Baltazar Miranda Saraiva. A solenidade de entrega da homenagem ocorreu nesta sexta-feira (19/07/2019), na Base Aérea de Salvador e foi conduzida pelo comandante da unidade militar coronel aviador Ivan Lucas Karpischin.

Além do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, foram homenageados o general de divisão Marcos André da Silva, comandante da 6ª Região Militar; coronel da Polícia Militar da Bahia (PM) Carlos Augusto Gomes Souza e Silva, chefe da Casa Militar do Governo da Bahia; coronel PM Francisco Luiz Telles de Macêdo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros; Daniel Justo Madruga; Antonio Ricardo Guimarães Guedes, diretor-presidente do Abrigo Salvador, residência de idosos; 1º sargento Alexsandro Moreira Lima, militar da FAB.

Reconhecimento

A medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ é uma comenda criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis. A entrega das condecorações aos agraciados é efetuada em referência ao 20 de julho, que é o dia do aniversário de Alberto Santos-Dumont, ‘Pai da Aviação’ e ‘Patrono da Aeronáutica Brasileira’.

Ela foi regulamentada pelo Decreto nº 4.209, de 23 de abril de 2002 e é uma homenagem da Força Aérea do Brasil (FAB) que tem por finalidade reconhecer os cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica; os militares da Aeronáutica Brasileira que se distingui no exercício da profissão, os militares de Forças Aéreas estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da FAB e os cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica.

Em comemoração ao 146º aniversário do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (19), a entrega da comenda em todo o território nacional e também no exterior.

Em Brasília (DF), na Ala 1, a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Ele concedeu a honraria a 136 agraciados. O Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais autoridades militares e civis, familiares e convidados prestigiaram a cerimônia.

Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro Bermudez falou da importância histórica de Santos-Dumont e a relevância dele para a Instituição. “Nesta cerimônia, com entrega de comendas, reverenciamos este brasileiro que deu asas a humanidade ao voar com o mais pesado que o ar, o 14 bis. A este gênio brasileiro, as nossas homenagens, que, ao longo da vida, teve princípios e valores que são fundamentais e que procuramos enaltecê-los na formação de nossos militares, como disciplina, profissionalismo, integridade, comprometimento e patriotismo”, declarou.

Baixe

Diploma da medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ concedida pela FAB ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva

Publicação da FAB sobre a edição 2019 da ‘Mérito Santos-Dumont’

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva (terno preto) e o coronel aviador Ivan Lucas Karpischin (farda azul marinho), ao lado dos demais homenageados com a medalha ‘Mérito Santos-Dumont’, outorgada pela Força Aérea do Brasil, Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa. Solenidade ocorreu na sexta-feira (19/07/2019).
Desembargador Baltazar Miranda Saraiva (terno preto) e o coronel aviador Ivan Lucas Karpischin (farda azul marinho), ao lado dos demais homenageados com a medalha ‘Mérito Santos-Dumont’, outorgada pela Força Aérea do Brasil, Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa.
Sobre Carlos Augusto 9465 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).