Festival Internacional de música em Cesky Krumlov é opção para conhecer a cultura da República Tcheca

Festival Internacional de Música de Cesky Krumlov e as histórias que a música traz.
Festival Internacional de Música de Cesky Krumlov e as histórias que a música traz.
Festival Internacional de Música de Cesky Krumlov e as histórias que a música traz.
Festival Internacional de Música de Cesky Krumlov e as histórias que a música traz.

A 28ª edição do Festival Internacional de Música Český Krumlov (IMF Český Krumlov) acontece de 19 de julho a 10 de agosto de 2019. Sua excelente reputação se baseia em uma combinação de programa atrativo e estrelas famosas convidadas, reunidos em um espaço único.

“O festival deste ano continuará na mesma linha dos sucessos dos anos anteriores, mas também apresentará outros tipos de eventos: uma noite de inauguração na fonte barroca do Castelo de Český Krumlov, uma apresentação da ópera Terpsicore de Händel, dois concertos na igreja de Boletice para comemorar o 30º aniversário da queda da cortina de ferro, para mencionar apenas alguns”, declarou o presidente do festival, Jaromír Boháč.

Música clássica, jazz, folk, teatro musical, ópera e fusão de gêneros… Os vinte e três concertos do festival acontecem nos espaços interiores e exteriores do Castelo de Český Krumlov, assim como em outros edifícios dentro do centro histórico que pertence à lista de patrimônio da UNESCO.

Uma adição interessante a esta lista de espaços é a igreja de São Nicolau na área de treinamento militar em Boletice.

Algo importante para saber é que o FMI Český Krumlov doa 5 coroas tchecas de cada bilhete vendido, destinando para a compra de partituras em braile para estudantes com problemas de visão. Além desta doação, os organizadores preparam outros tipos de apoio: as vendas dos folhetos de programa, por um preço simbólico, vai diretamente para a Escola de Música Jaroslav Ježek, e os estudantes com deficiência visual também atuam no festival.

Mais ainda, o festival utiliza fontes de energia renováveis, proporcionadas pelo parceiro local E.ON energy group. Outro sócio é a Audi, que proporcionará um serviço de transporte em veículos elétricos e-tron. As estradas de ferro tchecas oferecem trens diretos de Praga a Český Krumlov com percurso de menos de 3 horas. Além disso, passageiros com entradas para os concertos de fim de semana recebem o CARTÃO ČESKÝ KRUMLOV com cinco entradas para exposições.

A cidade

Český Krumlov é uma cidade no sul na República Checa, registrada na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Se encontra na Boêmia do Sul (região) e é a capital antiga da região de Rosenberg, a nobreza mais rica e influente do país. A construção da cidade e seu Castelo começou no Século XIII. A população da cidade em 2005 era de 13.942 habitantes, e a área tem cerca de 22 km².

A cidade apresenta casas com arquitetura medieval gótica, renascentista, e barroca, entre as quais se destaca o teatro barroco do castelo, integramente conservado até nossos dias sem nenhum tipo de reconstrução.

De acordo com a lenda, o nome Krumlov é derivado da palavra alemã Krumme, que pode ser traduzida como “curvado sobre um prado”, o que faz referência à topografia da cidade, curvada sobre o Rio Moldava. O adjetivo ‘Český’ significa boêmio ou simplesmente tcheco.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]