Feira de Santana: Tradição e alegria marcam edição 2019 do Bando Anunciador

Cenas do desfile da edição 2019 do Bando Anunciador de Feira de Santana.
Cenas do desfile da edição 2019 do Bando Anunciador de Feira de Santana.
Cenas do desfile da edição 2019 do Bando Anunciador de Feira de Santana.
Cenas do desfile da edição 2019 do Bando Anunciador de Feira de Santana.

Um verdadeiro mar de gente seguiu o cortejo da 13ª Edição do Bando Anunciador. Os devotos chegaram com fé, os lúdicos transbordaram alegria, os críticos ousaram protestar. A democratização do espaço público deu vazão a corpos pintados em cores esfuziantes ou simplesmente em tons de carvão. Os bandos anunciaram durante o cortejo que a tradicional manifestação popular que antecede a Festa de Senhora Sant’ana, resgatada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em 2007, conquistou as almas dos feirenses.

A diversidade, mais uma vez, protagonizou o desfile. Para dona Aidê Borges, de 64 anos, uma oportunidade de reviver toda a diversão que aproveitou nos anos 70. “É um evento maravilhoso, de muita alegria e diversão. Estou muito feliz em voltar a participar do Bando”, disse.

Ludmila Barros, de uma cervejaria da cidade, reuniu pela segunda vez um grupo de clientes e amigos para apresentar este movimento cultural de Feira de Santana. “Quando a gente fala ‘Beba a cidade’ a gente diz não só da cerveja, mas é beber a cidade também em todos os seus movimentos culturais e artísticos. A gente sempre fala da cidade, valoriza a cidade e o Bando Anunciador é esse elemento cultural que tem tudo a ver com a nossa proposta”.

Segundo Aldo Morais, diretor do Cuca, “o bando Anunciador de 2019 foi um sucesso absoluto. A antecipação do horário de saída assegurou um fluxo contínuo de foliões. A distribuição dos ambulantes foi mais regular, diminuindo os afunilamentos. Os becos foram isolados, garantindo mais segurança, que se traduziu, aliás, na ausência de ocorrências policiais. No geral, a festa se mostra cada vez maior, mas também mais bonita e diversificada com a participação de um número crescente de grupos popular”, afirmou.

De acordo com o reitor da UEFS, professor Evandro do Nascimento, a participação da Uefs na organização do Bando Anunciador reafirma o compromisso original, quando o evento foi resgatado em 2007, de preservar o patrimônio cultural de Feira de Santana. “O bando assumiu, de fato, um caráter popular. A festa se viabiliza também pelo apoio e parceria de entes públicos, como a Prefeitura Municipal, que contribui com diversos serviços públicos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, e empresas privadas”, destacou.

Esse ano, pela primeira vez, o cortejo foi puxado pelo Bando do Cuca, que contou com a presença também do Bando do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest). Também participaram do cortejo bandos tradicionais no evento como o Bando da Rua Nova, Bando das Baraúnas, Bando de Lucas da Feira, Bando da Chácara São Cosme e tantos outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111026 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]