Feira de Santana: Prefeito Colbert Martins Filho lamenta falecimento do ex-vereador José Francisco do Amaral

José Francisco do Amaral, ex-vereador de Feira de Santana.

José Francisco do Amaral, ex-vereador de Feira de Santana.

“Com muita tristeza”, o prefeito Colbert Martins Filho recebeu nesta terça (02/07/2019), a notícia da morte do ex-vereador feirense José Francisco do Amaral. Ele foi sepultado esta tarde no cemitério Piedade, em Feira de Santana. Aos 86 anos de idade, Amaral estava internado havia mais de 15 dias, sendo submetido a hemodiálise.

Ele cumpriu mandato de vereador no município no período de 1983 a 1988. De acordo com nota publicada no Blog Santanópolis, Amaral era pernambucano de Custódia e chegou em Feira de Santana aos 15 anos de idade.

Colbert observa que Amaral foi um político “muito dedicado as causas sociais” e importante, em seu tempo, para a cidade. “Lamentamos muito e apresentamos nossos sentimentos aos familiares e amigos”, afirma o prefeito.

Colegas de legislativo do vereador José Francisco do Amaral, como o atual diretor-presidente da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Antonio Carlos Coelho, também estão manifestando seu pesar, pela perda: “Nossas referências são as melhores possíveis sobre este nosso antigo companheiro de Câmara”. Coelho é o político detentor do maior detentor de mandatos de vereador no município.

O Blog Santanópolis informa que o ex-vereador era formado em Contabilidade pelo Colégio Santanópolis e em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação. Trabalhou no escritório do Cinema Santana, onde descobriu seus pendores para a área cultural.

Conforme o blog, ainda estudante, Amaral criou com colegas de turma o jornal “Santanópolis”. Participou da revista “Sertão”, ao lado de Olney São Paulo. Apareceu no filme “O Grito da Terra”.

Ainda em sua nota, o Blog Santanópolis informa que Amaral foi motorista da família de Arnold Silva. Em 1956, foi aprovado em concurso público para a Secretaria da Escola Normal. Em 1957, encaminhou abaixo-assinado ao Governo do Estado, Secretaria de Educação e Assembleia Legislativa solicitando a criação de curso noturno no Colégio Estadual, no que foi atendido.

“Foi professor de Sociologia e Matemática no Instituto de Educação Gastão Guimarães, onde também foi vice-diretor do turno noturno e depois diretor do educandário. Também foi comerciante e era fazendeiro. Ainda foi integrante do Lions Club de Feira de Santana”, registra o veículo.

José Francisco do Amaral recebeu da Câmara, o Título de Cidadão Feirense. Deixa viúva a professora Terezinha Mendonça do Amaral, com quem teve quatro filhos, a advogada Ana Tereza, o comerciante Ovídio, a bioquímica Daniela e a professora Jaqueline.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]