Feira de Santana: Autêntico forró pé de serra predominou durante a edição 2019 do São Pedro de Jaíba

Trio Nordestino animou público durante São Pedro do Distrito de Jaíba.
Trio Nordestino animou público durante São Pedro do Distrito de Jaíba.

Para quem aprecia o autêntico forró pé de serra, o distrito de Jaíba foi o destino certo na noite deste sábado (29/06/2019), no último dia dos festejos de São Pedro, em Feira de Santana. O autêntico ritmo nordestino predominou no estilo e repertório das atrações que se apresentaram no palco montado na praça principal.

O arrasta-pé foi aberto pelo cantor Jota Sobrinho, um dos nomes mais representativos do autêntico forró na Bahia. Jota relembrou grandes sucessos do forró tradicional e botou o público para arrastar a chinela. Cantando sucessos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Flavio José, Sobrinho ressaltou a importância de manter as tradições e da valorização porte da Prefeitura de Feira de Santana, para com os artistas da terra.

“Fico feliz em ver que o prefeito Colbert Martins está valorizando os artistas da terra e os que tocam e cantam o autêntico Forró Pé de Serra. Com isso ele mantem viva uma tradição que não pode ser esquecida pelos gestores, nem tampouco para povo”, ressaltou o cantor.

Em seguida o arraiá foi animado pelo som irreverente e contagiante da banda Sarakura. Logo após veio o Trio Nordestino, que levou para o palco 61 anos de história e também sucessos dos seus últimos discos, incluindo o álbum que faz homenagem ao Nordeste.

Canções como “Procurando Tu”, “Neném Mulher”, “Chililique” e “Forró Pesado” fizeram parte do repertório, que contagiou a multidão que lotava a praça do distrito.

“É muito maravilhoso encontrarmos pessoas de diferentes idades, cada uma com uma música nossa que marcou a vida delas de algum jeito. Isso é um presente para nós artistas, principalmente pela honra de sermos hoje a continuidade do sonho que começou na época em que o forró se tornou conhecido no mundo inteiro”, pontuou Luiz Mario, vocalista do Trio, que é filho de Lindo, fundador do grupo.

“Eu como morador do distrito fico muito feliz em ver que o prefeito Cobert vem valorizando os artista da nossa cidade e também o homem do campo”, disse Miguel Ferreira Gonçalves, mais conhecido como “Miguel do Brandão”.

E para encerrar com chave de ouro, a banda Balão Beijo esquentou a noite fria dos forrozeiros com muito forró e xote. Entre as músicas executadas pela banda, “Que forró é esse?” (xote), de autoria do então vocalista Samyr Almar, deu nome ao CD inédito da banda.

“Foi uma festa muito animada e acima de tudo muito tranquila. O prefeito Colbert Filho não mediu esforços para dentro das condições de nossa cidade, contratar os artistas locais e nomes do cenário nacional, como o Trio Nordestino, que lotou a praça do distrito”, ressaltou Ricardo Lima, o “Choquito” diretor de Eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Artistas locais valorizados no São Pedro de Jaíba

Grandes sucessos do tradicional forró pé de serra, do forró eletrônico e da música sertaneja animaram o público, como já é tradição na festividade do distrito, os artistas da terra tiveram lugar de destaque na festa.

As contratações feitas pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foram definidas visando manter a tradição e valorizar os artistas locais, que são nomes de destaque no cenário da música regional.

A festa foi aberta pela banda Raízes do Nordeste que trouxe para o público o autêntico Forró Pé de Serra, esquentando a noite fria em Jaíba.

O cantor Zé Paulo, da banda Forró do Zé, que já atuou na Tapajós e Lordão, subiu ao palco e animou o público presente cantando sucessos de cantores renomados como Zé Ramalho, Geraldo Azevedo entre outros.

Dando sequência as apresentações as bandas Caciques do Nordeste, Cangaia de Jegue e Osnir levaram muita alegria e forró contagiante que animou o público presente na praça do distrito.

Prefeito desejou uma festa animada e em paz

O prefeito Colbert Martins Filho marcou presença na festa e levou uma mensagem de otimismo, desejando a todos os presentes dois dias de muita festa e paz. Acompanharam o prefeito em Jaíba, a primeira dama, Adenilda Martins; os secretários municipais Paulo Aquino (Governo), Ozeny Moraes (Gestão e Convênios), Denise Mascarenhas (Saúde); o deputado federal José Nunes, o vereador Luis Augusto de Jesus (Lulinha), o diretor de Iluminação Pública, João Marcelo Azevedo Gomes e o administrador do distrito, Miguel Ferreira Gonçalves.

Moradores aproveitam a festa para garantir renda extra

A quituteira Joana Batista de Almeida, que mora no distrito, disse que estava bastante anima e esperançosa em vender todas as guloseimas que levou para a festa. Revelou ainda as escolhas das atrações foram acertadas, pois “tocam o tradicional, sem apelos”.

Everaldo Gonçalves Oliveira, pedreiro, aproveitou os festejos para garantir uma renda extra. “Eu trouxe licores de vários sabores e com preços acessíveis: R$ 12,00 o tradicional e R$ 15,00 o cremoso”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]