Edição 2019 da Festa Literária de Ilhéus aborda tema ‘O feminino e a leitura do mundo’

Solenidade de abertura da Edição 2019 da Festa Literária de Ilhéus.
Solenidade de abertura da Edição 2019 da Festa Literária de Ilhéus.

A 2° Festa Literária de Ilhéus começou na noite desta terça-feira (23/07/2019) e para legitimar o tema: O feminino e a leitura do mundo, a jornalista e influenciadora digital Maíra Azevedo, a Tia Má, garantiu que “a literatura é feminina, porque somos nós que lemos, as mulheres têm as melhores histórias”.

Tia Má dividiu o palco com a jornalista Flávia Oliveira na abertura do evento. A solenidade contou com a participação da secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana; a secretária de Tecnologia, Ciência e Inovação, Adélia Pinheiro; do prefeito do município, Mário Alexandre; do diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; do vice-reitor da UESC, Elias Lins e do presidente da academia de Letras de Ilhéus, André Luiz Rosa.

Para Arany Santana, o tema da Festa é rico e importante pelo momento em que o país está passando. “Diante do avanço, das conquistas que nós mulheres estamos passando ao longo do tempo, ainda encontramos resistência e dificuldade. Abordar a mulher no campo da literatura é extraordinário e fundamental”, afirmou a gestora estadual de Cultura.

Na ocasião, Tia Má anunciou em primeira mão que está escrevendo seu primeiro livro e com o tema ‘como educar uma criança negra numa sociedade racista’. Para ela a literatura transforma vidas. “Eu tive que entender muito cedo que vivia num ambiente machista e racista e a literatura que me mostrou essa realidade”. Ainda segundo a jornalista, “a literatura não está apenas na academia, existem várias formas de ler”, garantiu Maíra.

O diretor geral da FPC, Zulu Araújo, aproveitou a oportunidade para parabenizar os parceiros envolvidos e reforçar o papel da leitura como “ferramenta essencial para o combate da violência. A literatura é um instrumento de paz”, concluiu.

Sobre a Festa Literária

É uma ação que integra dois grandes eventos literários já consagrados na região: a 7ª Feira do Livro da UESC e o IV FLIOS – Festival Literário de Ilhéus, e é uma co-realização entre a Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Secretaria Municipal de Cultura, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e a Fundação Pedro Calmon. O objetivo da parceria é somar esforços para oferecer uma programação diversificada e promover uma maior participação e envolvimento da comunidade regional.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111047 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]