Chapas realizam campanha para a eleição do Colegiado Escolar nas escolas estaduais da Bahia

Eleições do colegiado de escolas estaduais da Bahia.

Eleições do colegiado de escolas estaduais da Bahia.

As escolas estaduais da capital e do interior do Estado já estão na contagem regressiva para a eleição do Colegiado Escolar, que acontecerá de 29 de julho a 2 de agosto de 2019, em todas as unidades da rede estadual de ensino. O Colegiado Escolar é formado por professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis e visa contribuir para a gestão democrática e participativa da escola. Após a fase de homologação das candidaturas, as chapas estão mobilizadas em torno da divulgação dos seus planos de ação, na perspectiva de conquistar os eleitores.

No Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado em São José do Jacuípe (99,1 km de Salvador), houve até assembleia geral com os segmentos para o lançamento das candidaturas. O vice-diretor do colégio, Dourival Medeiros Junior, falou sobre a importância de todas as etapas do processo eleitoral. “Este é um momento que envolve toda a comunidade, em que os pais, alunos, professores, funcionários e gestores se sentem representados, e isso reflete de forma positiva no cotidiano escolar”.

No Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado em Salvador, a comunidade escolar também está envolvida na divulgação do processo eleitoral e esta tem sido uma agenda permanente dos líderes de classe e dos representantes dos demais segmentos. O estudante Micael Ribeiro dos Santos, 17, 3º ano, falou sobre o papel do colegiado para a escola. “É muito bom ter membros de cada segmento nos representando para que a escola tenha uma gestão de qualidade e seja realizada de forma participativa”, afirmou.

Mais sobre o colegiado – O Colegiado Escolar garante a gestão democrática do ensino público na concepção, na execução, no controle, no acompanhamento e na avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, através da participação da comunidade escolar e local. O colegiado tem mandato de dois anos e se reúne mensalmente para colaborar com a melhoria da escola.

Dentre as ações prioritárias do colegiado, destacam-se: acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e do Plano de Gestão e do Regimento Escolar; monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora para cumprimento do Calendário Escolar; participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos financeiros; e articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração entre a escola, a comunidade e o território.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]