Ações prioritárias de Ciência, Tecnologia e Inovação são debatidas na SEPLAN da Bahia

Adélia Pinheiro e Walter Pinheiro debatem ações prioritárias de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Adélia Pinheiro e Walter Pinheiro debatem ações prioritárias de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Adélia Pinheiro e Walter Pinheiro debatem ações prioritárias de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Adélia Pinheiro e Walter Pinheiro debatem ações prioritárias de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As ações prioritárias da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI) foram discutidas pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, e a titular da Secti, Adélia Pinheiro, numa reunião que se estendeu até às 21h desta segunda-feira (29/07/2019), na sede da Secretaria do Planejamento (Seplan). O apoio do Estado ao desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) com foco em áreas temáticas prioritárias, como Saúde e Educação, foram destacadas no encontro, além de projetos nas áreas de energias renováveis, conectividade, economia do mar e uma maior sinergia entre o Parque Tecnológico e o Senai Cimatec.

“A Secti cumpre um papel importantíssimo como integradora, ajudando diversos setores, contribuindo para solucionar diversos problemas que vão desde os serviços públicos voltados para o cidadão, como também o funcionamento da máquina pública, o uso de fontes renováveis de energia, num processo cada vez mais apurado de link disso com a indústria. Ou seja, buscando fazer a atração de investimentos a partir da criação de condições para que empresas possam se instalar aqui e até ganhar escala, do ponto de vista do uso cada vez mais intensivo de Pesquisa e Desenvolvimento”, destacou Walter Pinheiro.

Ainda de acordo com o secretário, a Secti cumpre um papel decisivo na integração de ações de diversas secretarias. “Estamos trabalhando, inclusive, para que tenhamos condições de efetuar boa parte desses programas ainda em 2019 e ir encaixando essas propostas naquilo que o governador Rui Costa teve a oportunidade de apresentar para sociedade como programa de governo, o PGP [Plano de Governo Participativo], que já vigora em 2019 e também no Plano Plurianual, o PPA que vai de 2020 até 2023”, completou.

A secretária Adélia ressaltou a importância do planejamento para a assertividade das políticas públicas. “O alinhamento com a Seplan, visando ações estruturantes que integrem o Plano Plurianual e o Plano de Governo, com resultados concretos apresentados à sociedade e ao desenvolvimento do nosso Estado, norteiam o dialogo com a pasta do Planejamento. Portanto saímos daqui fortalecidos e confiantes nos trabalhos dos próximos anos”, disse.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109706 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]