A Outra Companhia de Teatro apresenta ‘Fim de Papo’ em Salvador

Fachada da 'A Outra Companhia de Teatro'.
Fachada da 'A Outra Companhia de Teatro'.

No último dia 15 de julho, A Outra Companhia de Teatro anunciou nas redes sociais o FIM do grupo e um dos questionamentos feitos na carta foi “a quem fará falta o encerramento de nossas atividades?”. Muitos artistas, seguidores e espectadores da Companhia se posicionaram por meio de e-mails e comentários.

Essas reverberações levaram o grupo a criar o FIM DE PAPO, uma espécie de talk show, de debate, bate-papo a ser apresentado por Dandara (drag queen do integrante do grupo Anderson Danttas) e Dona Coca (personagem criada pelo integrante Luiz Buranga), que farão provocações de acordo com a temática da edição. A intenção é realizar debates quinzenais.

A primeira edição ocorrerá no próximo dia 29 de julho, na Casa d’A Outra, a partir das 19h, com o tema Fim Dos Grupos e Coletivos. Para este dia estão confirmadas as participações de representantes dos seguintes grupos teatrais: Daniel Arcades – NATA; Gordo Neto – Vilavox, Luiz Guimarães – Aldeia Coletivo, Fábio Osório – Dimenti Produções, Débora Landim – Companhia Novos Novos, além do advogado Thiago Bastos.

A performance cênico-musical d’A Outra, Música de Quinta, embalará o debate. Nos dias do programa, que será transmitido na página do grupo no Instagram, serão colocados produtos de seu acervo (livros, CDs, Figurinos, Calçados, etc.) à venda, além de bebidas. A intenção é” levantar qualquer trocado pra pagar as contas da sede enquanto ainda temos o aluguel garantido”.

Roquildes Júnior, integrante d’A Outra, explica que a transmissão online é aproximar grupos de fora da Bahia que enfrentam situação similar. “Queremos convocar e escutar os agrupamentos teatrais e profissionais da Bahia e de fora do estado que queiram contribuir com os debates. Pode ser coveiro, médico, contador, advogado, artista, etc.”, convida Roquildes.

Além do dia 29, o grupo já tem programado mais dois debates para o mês de agosto: Fim da Humanidade (12/08) e Fim da Arte e da Cultura (26/08). “Será um debate cênico-musical para nos enxergarmos e construirmos esse fim, pois que o grupo vai além dos seis integrantes. Envolve a comunidade, a classe, o bairro, a cidade, as governanças, os parceiros e, principalmente, o público”, posiciona Luiz Antônio Sena Jr. diretor artístico do grupo.

Ações

De agosto até novembro, A Outra Companhia de Teatro retornará a cartaz com algumas obras do seu repertório de espetáculos. Chamada de Temporada do FIM, esta ação trará as seguintes montagens: Ruína de Anjos (20, 21, 27 e 28 de agosto); O Que de Você Ficou em Mim (10, 11, 17 e 18 de setembro); Sertão (28 de setembro); Remendo Remendó (05 de outubro); O Avô e o Rio (22 e 23 de outubro); e SOBEJO (07, 08 e 09 de novembro).

Ao todo, o grupo tem 16 espetáculos, mas só retornará com seis obras, criadas na atual sede, Casa d’A Outra (Politeama). Esses espetáculos foram montados pós-saída do Teatro Vila Velha, quando a estética do grupo muda, verticalizando na pesquisa documental, numa relação mais direta com o público.

“Esses espetáculos foram criados na Casa d’A Outra, que está por fechar. Logo, vamos trazer eles à tona quase como numa ideia de último suspiro. Ainda que uma dessas obras se apresente em outro lugar, será sempre uma adaptação, nunca será igual a ver no seu local de origem”, descreve Luiz Antônio Sena Jr.

Vale lembrar que, o grupo já está em processo de criação do décimo sétimo e último espetáculo Pra Você Não Esquecer de Mim, com data de estreia prevista até o final do ano, a depender do repasse da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111196 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]