85% dos médicos nas unidades de saúde de Feira de Santana foram repostos, anuncia prefeito Colbert Martins Filho

Prefeitura de Feira de Santana atualiza equipes médicas.
Prefeitura de Feira de Santana atualiza equipes médicas.
Prefeitura de Feira de Santana atualiza equipes médicas.
Prefeitura de Feira de Santana atualiza equipes médicas.

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a reposição de 85% dos médicos nas unidades de saúde até o início do mês de julho de 2019. O quantitativo representa a contratação de 29 novos médicos.

“Até maio tivemos um déficit de 34 profissionais, a reposição está sendo feita gradualmente e agora estamos em busca de apenas cinco”, explica a chefa da Atenção Básica, Valdenice Rodrigues.

Ainda de acordo com Valdenice Rodrigues, o motivo para a saída de diversos profissionais foi ocasionado pelo surgimento de outras oportunidades e também a chegada do período para realização de residência médica, o qual demanda disponibilidade.

Desde janeiro, quando foram surgindo os desligamentos, o Governo tem buscado profissionais disponíveis para a contratação, porém enfrentou dificuldades devido os médicos não aceitarem trabalhar como pessoa jurídica, a forma indicada para este tipo de prestação de serviço.

A situação não é exclusiva em Feira de Santana, também esteve ocorrendo em diversos municípios e estados.

Organização das unidades

O município realiza a divisão das equipes de profissionais que se encontram nas unidades por área de abrangência, seguindo orientações da Política Nacional de Saúde. Cada equipe atende certa população da localidade, e quando há falta do profissional outra equipe só pode dar o suporte em caso de urgência ou emergência.

“Durante esse período a população não compreendeu a divisão de equipes, e essa é uma divisão realizada pela Política Nacional. Outra questão é o pré-natal, que não é realizado exclusivamente pelo médico, também pode ser feito por enfermeiros”, explica a coordenadora.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]