Suíça deplora inação do presidente Jair Bolsonaro com relação ao meio ambiente e direito dos povos tradicionais

Inapetência em governar de Jair Bolsonaro constrange o mundo. Para a Suíça, o governo brasileiro deve trabalhar também pelos povos indígenas na Amazônia.

Inapetência em governar de Jair Bolsonaro constrange o mundo. Para a Suíça, o governo brasileiro deve trabalhar também pelos povos indígenas na Amazônia.

A Suíça pediu perante o Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, que o presidente Jair Bolsonaro se comprometesse com os direitos das minorias. O governo do presidente brasileiro deve “reconhecer o papel positivo das ONGs”.

O governo brasileiro deve trabalhar também pelos povos indígenas na Amazônia, disse aos Estados membros uma representante da missão suíça na ONU em Genebra. Há um mês, o Conselheiro Administrativo de Genebra, Sami Kanaan, então Prefeito de Genebra, pediu pressão do Conselho Federal, o governo suíço, sobre Brasília, após sua reunião com o Chefe Raoni.

Suíça preocupada

Jair Bolsonaro não escondeu a intenção de promover os interesses do agronegócio na Amazônia diante dos direitos das populações. Entre outras situações mencionadas, a Suíça está preocupada com a deterioração da situação e o aumento da violência contra civis no Mali central. Ela requer mais esforços por parte dos vários intervenientes.

A Suíça também expressou seu “alarme” com a “iminente” retomada das execuções no Sri Lanka após uma moratória de 40 anos. O país alpino se mostrou alarmado também com relação à guerra do Presidente Rodrigo Duterte contra a droga nas Filipinas, o país pretende aplicar a pena de morte aos responsáveis por crimes relacionados com esta questão.

A Suíça também critica o governo por “falta de vontade” de combater a impunidade após os abusos ligados à guerra civil no país. Dezenas de milhares de civis foram alegadamente mortos por forças governamentais.

*Com informações da Swissinfo.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]