“Sistema S pode ser melhorado, e não destruído, como quer o Governo Federal”, diz deputado Zé Neto

Deputado José Cerqueira Neto defende investimento no Sistema S.
Deputado José Cerqueira Neto defende investimento no Sistema S.
Deputado José Cerqueira Neto defende investimento no Sistema S.
Deputado José Cerqueira Neto defende investimento no Sistema S.

O deputado federal José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT-BA), em discurso na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da qual ele é titular e coordenador da bancada do PT, expôs sua preocupação com a proposta do Governo Federal de cortar em até 50% os recursos destinados ao Sistema S, responsável pela manutenção de entidades como SENAR, SESC, SENAI, SESI, SENAC, SEBRAE, SEST e SESCOOP.

Segundo Zé Neto, “os ataques do Governo Federal vêm atingindo as associações, representações dos movimentos sociais e também as associações empresariais, inclusive o Sistema S, que têm um trabalho importante no Brasil. Se tem algo a ser corrigido no Sistema S, que se corrija, mas não que se destrua. Ele é uma grande conquista da sociedade brasileira, e disso não podemos abrir mão”.

A proposta do Governo consiste na existência de uma lista de projetos a serem bancados. Por isso, sofrerão um corte em torno de 30% as entidades que aceitarem financiar parte das políticas do governo por meio da assinatura de contratos de gestão. As entidades que não se alinharem sofrerão um corte de 50% em suas receitas. O sistema é formado por nove instituições, dedicadas, principalmente ao ensino profissionalizante. Com os cortes, somente o Sesi e o Senai, por exemplo, calculam que 1,1 milhão de vagas em cursos profissionais podem deixar de ser oferecidos por ano, sem contar outras perdas. “Por isso, é mais do que necessária a defesa do Sistema S, das representações importantes para o aprimoramento, atualização profissional e valorização de milhões de profissionais do Brasil, da qualificação da mão de obra, da competitividade, da valorização industrial, enfim, a defesa do nosso país!”, esclarece e finaliza Zé Neto.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]