Segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde ocorre durante o mês de junho no município de Conde

Cartaz anuncia segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde.
Cartaz anuncia segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde.
Cartaz anuncia segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde.
Cartaz anuncia segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde.

A segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde acontece no próximo dia 8 de junho de 2019, a partir das 20 horas, na Pousada Tramela, Sítio do Conde, Estrada da Barra do Itariri, Km 02, Conde, no Litoral Norte da Bahia. Nesta noite temos confirmados na programação grupos e instrumentistas renomados do cenário musical baiano, como o grupo A CINQ, o multiinstrumentista Artur Carneiro e o grupo Jurassik Quartet, além de outros músicos que sobem espontaneamente ao palco, uma realização da Pousada Tramela em parceria com a Hessel Produções.

Além das apresentações musicais o público do festival poderá usufruir durante o dia das belezas naturais da região, assim como das acomodações das diversas pousadas e hotéis como a promotora do evento ‘Pousada Tramela’ e a parceira ‘Coco Beach’.

O evento mais uma vez se configura como um importante meio para a movimentação da economia e um estímulo para gerar emprego e renda na comunidade. De acordo com o promotor do evento, Vitório Paulo da Silva, instrumentista e proprietário da Pousada Tramela, ele acredita que o estímulo e a mobilização da comunidade extrapolam a dimensão econômica e englobam também a cidadã. “A população, os pequenos comércios, serviços públicos e artistas se envolvem em todo o processo. Nesse sentido, o Festival acompanha a lógica da indústria Criativa, ou seja, ele vai além das atividades culturais e incorpora as iniciativas criativas que são desenvolvidas na comunidade”.

O Projeto

A ideia de uma série de festivais de música na Pousada Tramela surgiu da vontade de Vitório Paulo levar o entretenimento de qualidade à região do Conde. Instrumentista de coração e amante da música, Vitório, também conhecido como Vitório do Trompete, frequenta assiduamente os espaços culturais da boa música instrumental de Salvador, a exemplo da Casa da Mãe e da Varanda do Sesi Rio Vermelho/Fieb, ao qual firmou parceria com os Projetos Segundas do Chorinho e Terças Instrumentais, através de seu produtor Augusto Hessel, para a realização dos festivais que acontecem na Pousada, como o Festival de Chorinho e o EcoJazz Festival, sempre contando com parceiros como a Rádio Conde FM 87,9, Hotel Coco Beach, 51ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, Chame Mário Criações e Artes, Restaurante Sabor do Cangaço, Prefeitura de Conde através da Secretaria de Turismo, em uma realização da Pousada Tramela e Hessel Produções.

Confira a programação

Sábado (08/06), às 20 horas

Grupo A CINQ

Multiinstrumentista Artur Carneiro

Grupo Jurassik Quartet

“A CINQ” – O grupo de Jazz “A CINQ” se propõe a preencher uma lacuna importante na noite de Salvador. Com um repertório completamente Jazzístico, o grupo surgiu com o propósito de tocar alguns dos standards mais significativos – sob a nossa ótica -, com arranjos originais ou clássicos.

Entendemos por Jazz, não apenas um repertório específico, ou mesmo um gênero definido. Trata-se de expressão instantânea e autoral de um instrumentista sobre uma composição, sobre um contexto musical. Esta expressão deve necessariamente refletir o estado de espírito deste indivíduo, o seu conhecimento e visão da música enquanto cultura, a sua prática e a sua filosofia, suas idiossincrasias e experiências de vida.

Aceitando o desafio de fazer uma música desafiadora – mas que ao mesmo tempo também ofereça ao público um pouco mais que só o entretenimento – o grupo se permite a incursões em terrenos tão distintos quanto a música de Duke Ellington, Miles Davis, Thelonious Monk, Tom Jobim, Lennon e McCartney, Rafael Hernández, Caetano Veloso, João Donato e Moacir Santos. Sem dúvida, uma experiência para os sentidos e para o espírito!

Atualmente o grupo é formado pelo baterista Ivan Huol, pelo baixista Alexandre Vieira, pelo pianista Bruno Aranha, pelo trombonista Matias Traut e pelo trompetista Joatan Nascimento.

Artur Carneiro é contrabaixista, compositor, intérprete e professor, graduado em Composição pela Universidade Federal da Bahia e também em Licenciatura em música pela mesma instituição. Desde 2004 vem acompanhando nomes conhecidos da música baiana, e em 2015 decidiu passar para a frente do palco comandando um show seu, com músicas autorais e interpretações de músicas de outros compositores que admira.

Em 2017 foi indicado ao prêmio Caimmy de música na categoria intérprete masculino cantando a canção intitulada Maya, composição de André Magalhães. Atualmente está se dedicando ao seu primeiro disco que lançará em breve. Neste show, apresenta um formato inusitado onde canta, toca piano, contrabaixo e flauta, com composições autorais e temas conhecidos do repertório do jazz.

Jurassik Quartet – o grupo foi formado por volta de 2002, mas dois dos componentes, Luizinho e Cesário, já tocavam juntos desde os anos 80, dando origem ao nome Jurassik.

A eles se uniram Joatan Nascimento e Victor Brasil formando o quarteto que fez boas temporadas nos bares e coquetéis da cidade, virando referência de Jam sessions nos lugares onde tocavam, recebendo músicos do Rio e São Paulo que estavam na cidade.

O grupo tem no currículo de seus músicos, atividades diversas que vão de graduações em escolas, gravações de discos, acompanhamento de diversos artistas da MPB, produção de jingles e trilhas sonoras, etc.

O Jurassik Quartet, tendo como integrantes Joatan Nascimento (trompete), Luizinho Assis (piano elétrico), Cesário Leony (baixo) e Victor Brasil (bateria), onde tem em seu repertorio standards de jazz, bossa nova, samba, etc, alem de composições próprias.

O local de realização do Festival fica em um ponto estratégico de Conde, próximo a um dos lugares mais belos da região, o vilarejo de Siribinha, onde o Rio Itapicuru deságua no Atlântico, proporcionando um belo visual e bons mergulhos e a Barra do Itariri que foi set de filmagem de Tieta e que o diretor soube aproveitar e explorar muito bem sua bela paisagem. Estas regiões integram a Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte, que abrange toda a Linha Verde.

Agenda

O que: 2º EcoJazz Festival Festival de Conde

Quando: 8 de junho, às 20 horas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]