Salvador: Teatro Gamboa comemora 45 anos e lança Se Mostra Interior com a FUNCEB

Cena do espetáculo Mulheres Malês.
Cena do espetáculo Mulheres Malês.
Cena do espetáculo Mulheres Malês.
Cena do espetáculo Mulheres Malês.

Em julho começa a parceria entre a FUNCEB/SECULT e Teatro Gamboa Nova, o Se Mostra Interior, que trará a Salvador, de julho a dezembro, seis espetáculos e obras de artistas plásticos, selecionados entre mais de 150 propostas do interior do Estado.

O mês também marca os 45 anos do Teatro Gamboa e os 12 do projeto Gamboa Nova, iniciado em 02 de julho de 2007.

Resumo da programação

Doce Infância – Marcio Gari

Dentro do projeto Se Mostra Interior, o artista plástico de Ubaitaba apresenta a pintura em óleo sobre tela, de imagem única, que retrata a pureza da infância. A obra já participou de muitas exposições e também fez parte do filme O Quadro da Transformação.

Llena de Água – Lara Aufranc

De 03 a 31 de julho – antes das apresentações com autorização prévia das produções

Gratuito mediante a entrada para o espetáculo do dia

Mais um mês de exibição do belo clipe gravado na Chapada Diamantina pela cantora e compositora, que vive uma experiência de liberdade criativa

CORPOS, Atualizações Míticas – Aureo Augusto

De 03 a 31 de julho – das 16h às 19h (qua a sab) e 15h às 17h (dom)

Pinturas em acrílica sobre tela, madeira prensada e rústica, papel aquarela, com o tema dos corpos enquanto significado mítico. Corpos humanos, rochosos, paisagens, corpos não detectáveis senão pelo sentir poético. O artista reside há 20 anos no Vale do Capão e passeia nas Artes Plásticas desde os 11 anos.

Café com Leite e Canela – Performáticos Quilombos

03, 10, 17, 24 e 31 de julho (quar) – às 19h

Sucesso cênico-musical que tem como destaque Júlio Cavalcanti, ex vocalista da lendária banda Reflexus. No repertório canções de compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Cazuza, Renato Russo, entre outros, além de autorais, entrelaçadas por poesias de Castro Alves e Fernando Pessoa.

Poderóticas – Solange Campos

04, 11, 18 e 25 de julho (qui) – às 19h

Com direção cênica e coreográfica de William Gomes, é inspirado em um conto erótico da escritora francesa Anais Nin. Também permeia a narrativa poesia musicada da escritora obscena Hilda Hilst, bem como músicas das cantoras Elza Soares e Manuela Rodrigues.

CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

Vincent…um possível Van Gogh – Lago Júnior

05, 12 e 19 de julho (sex) – às 19h

+ 06, 13 e 20 de julho (sab) – às 16h e 19h

Com direção de Edinilson Motta Pará e autoria do próprio ator, a peça fala sobre a obra e vida do grande pintor holandês, através de passagens da sua infância, a descoberta da pintura, até seu suposto suicídio.

Caminhos do Coração, Tributo a Gonzaguinha – Dorismar e Raoni Carybé

07, 14 e 21 de julho (dom) – às 17h

Pai e filho tem na proposta, com direção musical de Raimundo Nova e artística de Magno Aguiar, a oportunidade de divulgar a vida e a obra do cantor e compositor, despertando o espírito saudosista e privilegiando as novas gerações com o conhecimento histórico da Música Popular Brasileira.

1999 – Ativos Resistentes

26 de julho (sex) – às 19h

O novo álbum da banda traz 11 faixas autorais dentre músicas novas e canções do início de sua trajetória. O disco conta com a produção de André T (que já produziu nomes como Pitty e Baiana System) e participações especiais de Serginho (Adão Negro) e do guitarrista Morotó Slim.

Mulheres Malês, Nas Margens do Rio – Grupo Loca mostra interior Lauro de Freitas

27 de julho, às 19h

28 de julho, às 17h

Embasado no Levante do rio Joanes, traz um olhar a partir da construção racial e de gênero através de uma linguagem sensível e lúdica, relembrando sobretudo as mulheres que fizeram parte deste processo, Ludovina, Tereza, Germana e Francisca. A montagem se passa na noite anterior e se debruça sobre os medos, dúvidas e inquietudes que antecederam a batalha mais sangrenta da história da Bahia.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]