Salvador: Pelourinho tem decoração junina com o tema ‘Respeita as Mina’

Tema da decoração junina 2019 do Pelourinho aborda ‘Respeita as Mina’.
Tema da decoração junina 2019 do Pelourinho aborda ‘Respeita as Mina’.
Tema da decoração junina 2019 do Pelourinho aborda ‘Respeita as Mina’.
Tema da decoração junina 2019 do Pelourinho aborda ‘Respeita as Mina’.

O tema do São João da Bahia este ano é ‘Respeita as Mina’. Por isso, a figura forte da mulher nordestina está presente em toda a decoração do Pelourinho. O clima junino já se instalou no Cruzeiro de São Francisco, Terreiro de Jesus, nos largos do Pelourinho, Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Pedro Arcanjo, onde permanece até o final do mês. Todas as ruas são cuidadosamente decoradas, criando o cenário ideal para a festa. O São João 2019 da Bahia é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

Este ano, uma das mais importantes festas nordestinas pede que o respeito às mulheres também vire tradição. A decoração foi espalhada pelos 780 mil metros quadrados do Pelourinho, com mais de 35 mil metros de bandeirolas distribuídas entre ruas e largos, um balão de sete metros, 20 de quatro metros e 40 de três, além de 40 luminárias de três metros e 200 metros de gambiarras de luminárias.

Concebido pela artista Telma Calheira, o projeto artístico é inspirado na diversidade feminina do Nordeste, inserida no contexto da maior festa popular da região: o São João. “Resgatamos elementos da nossa cultura, como dança da fita, a arte dos fuxicos, a beleza das rendas, a poesia dos balões, o colorido das bandeirolas e as vestimentas tradicionais”, explica a artista. “Toda decoração foi planejada no sentido de não provocar danos ao patrimônio público”.

No Cruzeiro de São Francisco, um portal de entrada de 6m x 7m dá boas vindas aos turistas e baianos que forem curtir a festa. Cinco bonecas de 3,5m, sendo uma cangaceira, uma noiva caipira, uma retirante, uma forrozeira caipira e uma forrozeira vaqueira valorizam a luta das mulheres do Nordeste. Arcos de fuxico formam um túnel ligado a gambiarras coloridas. O espaço conta ainda com bustos femininos em resina de 1,60m x 1,10m. No Largo do Cruzeiro de São Francisco fica a tradicional ‘casa de reboco’ com elementos característicos de um ‘arraiá’ tradicional.

O Terreiro de Jesus terá dois portais de entrada de 6m x 5m, cinco bustos femininos, bandeirolas plásticas coloridas, um poste com dez metros de altura no centro da praça, 12 postes de oito metros e balões coloridos. Nas ruas, 20 luminárias forradas em tecido de chitão, acabamentos com fitas e flores de fuxico.

O Largo do Pelourinho, onde nomes como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença irão se apresentar, terá dois portais de entrada, assim como no Terreiro de Jesus, de 6 x 5 metros, um balão central de 5m x 3m, quatro gambiarras de luminárias cilíndricas, forradas em tecido de chitão, acabamentos com fitas e flores de fuxico e balões. “Teremos um arraiá de bandeirolas plásticas coloridas”, acrescenta Telma.

Ao mesmo tempo em que homenageia as tradições do Nordeste, o tema da festa junina de 2019 conclama a todos para que respeitem as mulheres em seus direitos. A assinatura recebe a marca ‘Respeita as Mina’, uma ação do Governo do Estado para o enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha também inclui peças para a divulgação de shows no Pelourinho e Paripe e pode ser vista em comercial de televisão, jingle e peças das redes sociais.

Programação

Na sexta-feira (21/06/2019), o palco do Largo do Pelourinho receberá show da Orquestra Popular da Bahia, Jeanne Lima, Elba Ramalho, Mariene de Castro e Márcia Short. No dia 22, Carlos Pita, Enok Virgulino, Alceu Valença, Flor Serena e Rosy e Banda. No domingo (23) tem Fulô de Mandacaru, Estakazero, Zelito Bezerra, Geraldo Azevedo e Genard. Do dia 20 a 24 tem programação nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo.

Em Paripe, no dia 22, tocam Parangolé (no esquente para o jogo do Brasil x Peru), Anna Catarina e Swing do Luh. Neste domingo (23), apresentam-se Dinho Santos, Solange Almeida, Simone e Simaria e Forró Didaindoido.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110926 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]