Salvador: Inscrições abertas para o workshop Estados Criativos; O Canto do Corpo Tragicômico

Pesquisa trabalhada no curso é a mesma utilizada no processo criativo do acontecimento cênico Tudo Que Você Precisa é Amor.
Pesquisa trabalhada no curso é a mesma utilizada no processo criativo do acontecimento cênico Tudo Que Você Precisa é Amor.
Pesquisa trabalhada no curso é a mesma utilizada no processo criativo do acontecimento cênico Tudo Que Você Precisa é Amor.
Pesquisa trabalhada no curso é a mesma utilizada no processo criativo do acontecimento cênico Tudo Que Você Precisa é Amor.

A artista e pesquisadora em comicidade ancestral e feminina, Felícia de Castro, realiza de 9 a 13 de julho de 2019 o workshop Estados Criativos: O Canto do Corpo Tragicômico, no Lálá Multiespaço, Galeria de Arte, localizado na Rua da Paciência, 329, Rio Vermelho. O curso ocorre de terça a sexta, das 19 às 22 horas, e no sábado, das 9 às 14 horas.

Este workshop é um espaço para aprofundar e expandir o repertório pessoal de ações físicas e vocais e os estados de presença a partir de nossa própria humanidade. O trabalho é ancorado nos estudos desenvolvidos há mais de 20 anos por Felícia de Castro em palhaçaria, dança butoh, voz, teatro físico e culturas populares brasileiras.

Como acessar a criação através dos trânsitos entre corpo, voz e emoção? É possível dançar com a voz? De que forma o contato com o corpo cômico e grotesco leva a aberturas emocionais e musculares e promove, entre outras coisas, a liberação da voz? Quais os caminhos de acesso a estados criativos?

Estas são algumas das questões investigadas na prática do workshop. A partir da escuta dos impulsos, da nossa vulnerabilidade e do verdadeiro encontro com o outro, o Estados Criativos busca abordar o trabalho da voz como corpo, as canções tradicionais e afetivas, e o desenvolvimento do corpo grotesco e da comicidade pessoal dos participantes.

“O trabalho acontece tendo em vista as dimensões do trágico e do cômico inseparáveis em nós. Tocamos a dimensão criadora que nos habita através de uma intensa pesquisa física e sensorial”, explica Felícia de Castro, que dá vida a palhaça Bafuda Orgância.

Espetáculo

Ancorado nesta pesquisa, o acontecimento cênico Tudo Que Você Precisa é Amor, que traz a palhaça Bafuda Orgância em busca da felicidade e do amor, volta a cartaz dias 4 e 5 de julho, às 19 horas, e 6 e 7 de julho, às 18 horas, no Teatro Gregório de Matos (Praça Castro Alves). A montagem tem o ator, pesquisador e palhaço Alê Casali na direção. Os ingressos já estão à venda no Sympla, com valores acessíveis.

A performance é uma homenagem ao rito da palhaçaria e às mulheres cômicas, pesquisa aprimorada há 10 anos por Felícia de Castro através do projeto Palhaças, Bem-Vindas Sois Vós. Partindo da mitologia pessoal da artista à mitologia arquetípica de deusas das antigas culturas matriarcais, o espetáculo é uma celebração da vida, da morte e do amor como a grande revolução.

Tudo Que Você Precisa É Amor propõe através da palhaçaria um olhar para a criança e para a mulher a partir das dores que foram provocadas nessa era patriarcal e que nos trouxe desequilíbrios graves enquanto humanidade. É um ato mágico que chama para uma reflexão/tomada de consciência que nos possibilita a reinvenção de nós mesmos.

A montagem foi contemplada pelo Edital Setorial de Circo, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Setorial de Circo”. A Multi Planejamento Cultural assina a produção executiva do acontecimento cênico.

Agenda

O quê: workshop Estados Criativos: O Canto do Corpo Tragicômico

Quando: 9 a 13 de julho

Onde: Lálá Multiespaço, Galeria de Arte

Endereço: Rua da Paciência, 329, Rio Vermelho, Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112554 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]