Salvador: Academia de Ciências da Bahia dá posse a 19 membros

Solenidade da Academia de Ciências da Bahia empossou 19 membros.
Solenidade da Academia de Ciências da Bahia empossou 19 membros.
Solenidade da Academia de Ciências da Bahia empossou 19 membros.
Solenidade da Academia de Ciências da Bahia empossou 19 membros.

Em ato solene realizado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, na noite de quarta-feira (05/06/2019), a Academia de Ciências da Bahia (ACB) deu posse a 19 novos acadêmicos. Eles foram escolhidos pelo notório saber e por sua relevante atuação científica em diferentes áreas do Conhecimento. A solenidade foi conduzida pelo presidente atual da ACB, o professor e pesquisador Jailson Bittencourt de Andrade, titular do Instituto de Química da UFBA e membro da Academia Brasileira de Ciências. No seu lado cultural, a cerimônia contou com uma apresentação musical do violonista Mario Ulloa.

A solenidade teve início com uma breve apresentação dos novos membros admitidos pela Academia. Os professores  Luiz Antonio Rodrigues de Freitas e Evelina Hoisel fizeram a chamada nominal que oficializou, com a entrega de certificado, o ato de aceitação dos acadêmicos, que cumprimentaram a mesa formada pelo o presidente da ACB, Jailson Andrade; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Ufba, Olival Freitas Junior (representando o reitor João Carlos Salles); a secretária de Ciência e Tecnologia da Bahia, Adélia Pinheiro, e a secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira.

O vice-presidente da ACB, Irundi Edelweis, que fez o discurso de saudação aos novos acadêmicos, ressaltou o “colossal desafio” que eles terão pela frente: colaborar para o engrandecimento da ciência e tecnologia do nosso país, contribuindo ainda para a formação dos jovens brasileiros. “Na Bahia, seis em cada 10 estudantes não chegam ao ensino médio”, atestou, observando que “é necessário termos professores inspiradores, apesar de todas as circunstâncias”.

Representando os novos membros, falou a professora moçambicana naturalizada brasileira Ana Cristina Fermino Soares, que agradeceu à ACB pela indicação de seu nome, dizendo que, mais do que nunca, “precisamos manter acesa a chama da educação, proclamando o amor pela vida, pela ciência”. Em seguida, defendeu políticas mais justas, sem qualquer tipo de discriminação, com menos violência, mais respeito ao ser humano e ao meio ambiente. “Falhamos como ser humano quando não nos inquietamos com os problemas do outro”, disse.

A cerimônia foi encerrada com um breve discurso do presidente Jailson Andrade Bittencourt, que destacou ser este um momento especial: “A titulação de novos membros é o momento em que a Academia se renova”, observou. Ressaltou o papel da ACB na interlocução com a sociedade, que “precisa ter a dimensão do quanto que a ciência impacta em nossas vidas. Quando se releva a importância da ciência e da tecnologia estamos comprometendo o futuro das novas gerações”. Finalmente, disse que a Academia está se preparando para lançar duas ações institucionais: o projeto Ciência para a Bahia, arregimentando o apoio de cientistas e entidades da área, e a participação no cortejo do Dois de Julho, na festa da Independência da Bahia, a exemplo do que aconteceu no ano passado, para reivindicar maior apoio à ciência, que vive um momento muito difícil de falta de apoio governamental.” Há cinco anos estamos sofrendo cortes e isso precisa ser corrigido”, observou.

Novos acadêmicos:

Titulares

Ciências Exatas, Agrárias e da Terra

Ana Cristina Fermino Soares

José Luis Gonçalves de Almeida

Sebastião de Oliveira e Silva

Sandro Lemos Machado

Suani Tavares Rubim de Pinho

Vânia Palmeira Campos

Ciências da Vida

Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino

Ubirajara de Oliveira Barroso Junior

Maria da Glória Lima Cruz Teixeira

Marcos Almeida Matos

Filosofia e Ciências Humanas

Inaiá Maria Moreira de Carvalho

Anete Brito Leal Ivo

Wlamyra Ribeiro de Albuquerque

Antônio Virgílio Bittencourt Bastos

Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza

Artes

Luiz César Alves Marfuz

Clyde Wesley Morgan

Ciências Sociais e Sociais Aplicadas

Flávia Goulart Mota Garcia Rosa

Juniores

Ciências da Vida

Artur Trancoso Lopo de Queiroz

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109750 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]