Reuniões e protestos marcam 2º dia de visita do presidente Donald Trump ao Reino Unido

Presidente Donald Trump realiza visita ao Reino Unido.
Presidente Donald Trump realiza visita ao Reino Unido.
Presidente Donald Trump realiza visita ao Reino Unido.
Presidente Donald Trump realiza visita ao Reino Unido.

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, cumpre nesta terça-feira (04/06/2019) a agenda do segundo dia de visita oficial ao Reino Unido. Após alguns comentários que marcaram as primeiras horas em Londres, como as críticas ao mayor (prefeito) Sadiq Khan, Trump prepara-se para reunião com a primeira ministra Theresa May. Na agenda estão temas como um possível acordo comercial transatlântico, as alterações climáticas e a Huawei.

Hoje, o presidente norte-americano e a primeira-ministra tomaram café da manhã, acompanhados de Ivanka Trump, o duque de York e dirigentes de algumas empresas, numa tentativa de reforçar os laços comerciais entre os dois países.

Donald Trump visita, em seguida, Downing Street, a residência oficial de Theresa May. É esperada uma entrevista coletiva após o encontro.

À noite, será oferecido um jantar na residência do embaixador, com a presença da rainha Elizabeth, do príncipe Charles e sua mulher, Camila.

Temas

Será discutida a possibilidade de um acordo comercial entre os Estados Unidos e o Reino Unido, no contexto do brexit. “Eles querem manter relações comerciais com os Estados Unidos, e acho que há oportunidade para um acordo comercial muito grande”, disse Trump, destacando a amizade entre os países.

Outro tema é a situação da Huawei, já que, recentemente, os Estados Unidos colocaram a gigante tecnológica chinesa na “lista negra”. Por outro lado, o Reino Unido disse que poderia permitir componentes da Huawei para a rede 5G.

Além disso, espera-se que May e Trump discutam a questão das alterações climáticas, um tema sensível, visto que o Reino Unido afirmou estar “desiludido com a decisão dos Estados Unidos de retirar-se do Acordo de Paris em 2017”.

Por último, May deverá tratar do Irã. Os EUA lançaram recentemente sanções económicas contra o país.

As discussões ocorrem no momento em que Trump pretende conseguir outro mandato e já anunciou a candidatura às eleições de 2020, enquanto May anunciou na semana passada a sua demissão, que acontece sexta-feira (08).

Protestos

Estão previstos vários protestos em diferentes cidades britânicas, incluindo uma “demonstração nacional” em Trafalgar Square.

O líder dos trabalhistas, Jeremy Corbyn, estará presente na manifestação em Londres. Corbyn boicotou nessa segunda-feira o banquete com Trump.

Os manifestantes querem se manifestar contra as ideias defendidas pelo presidente norte-americano: “Todas as pessoas que representam diferentes setores hoje vêm juntas para mostrar oposição – não só à pessoa, mas às ideias e ao tipo de visão do mundo que ele [Trump} propõe”, disse Alex Kenny, um manifestante citado pela BBC.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]