Portugal acaba de se tornar 1º país da Zona do Euro a emitir títulos em moeda chinesa

Portugal emiti títulos em moeda chinesa.
Portugal emiti títulos em moeda chinesa.
Portugal emiti títulos em moeda chinesa.
Portugal emiti títulos em moeda chinesa.

Portugal acaba de ultrapassar a Áustria e a Itália na corrida para se tornar o primeiro país da zona do euro a vender títulos em moeda chinesa.

O governo emitiu os chamados Panda Bonds no valor de 2 bilhões de yuanes (R$ 1,1 bilhão) com vencimento de três anos e taxa de juro entre 3,9% e 4,5%, através da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública de Portugal (IGCP).

“Esta é a primeira emissão de Panda Bonds por um país da zona euro e o terceiro país europeu a aceder ao mercado onshore da China”, disse a IGCP em comunicado emitido na quinta-feira (30/05/2019).

O documento destaca que os títulos tiveram uma forte demanda por parte dos investidores, que ultrapassou 3,16 vezes a oferta, permitindo reduzir a taxa marginal inicial de 4,35% para 4,09%.

A oferta faz parte do programa de títulos Panda de 5 bilhões de iuanes de Portugal – um dos países europeus com maior nível de investimento chinês. A operação é coordenada pelo Banco da China e HSBC Holdings. Itália e Áustria já haviam manifestado interesse em vender esse tipo de títulos de dívida.

O ministro português das Finanças, Mário Centeno, disse que esta questão é um “passo positivo na gestão da dívida externa do país a médio prazo” e que esta operação permitirá a Lisboa expandir a sua base de investidores, de acordo com o canal norte-americano CNBC.

Recentemente, a agência de classificação de risco de crédito Fitch atualizou o status de Portugal de “estável” para “positivo”, abrindo a porta a uma melhoria dos ratings até o final deste ano.

No início deste ano, o vice-governador do Banco Popular da China, Pan Gongsheng, comunicou que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento dos mercados financeiros da China, que já há muito promete abrir seu mercado de títulos para investidores estrangeiros.

O primeiro emissor soberano da União Europeia a vender títulos Panda foi a Polônia em 2016, seguida pela oferta da Hungria, um ano depois.

*Com informações da Agência Sputnik Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.