Jornalista Pedro Castro é nomeado assessor de imprensa da Prefeitura Madre de Deus

José Pedro Garcia Castro é nomeado assessor de imprensa da da Prefeitura Madre de Deus.
José Pedro Garcia Castro é nomeado assessor de imprensa da da Prefeitura Madre de Deus.
José Pedro Garcia Castro é nomeado assessor de imprensa da da Prefeitura Madre de Deus.
José Pedro Garcia Castro é nomeado assessor de imprensa da da Prefeitura Madre de Deus.

Nomeado pelo prefeito Jeferson Andrade, o jornalista José Pedro Garcia Castro assumiu a chefia da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Madre de Deus. De acordo com o comunicador, a principal meta é “divulgar  o dinâmico trabalho que está sendo realizado em Madre de Deus pela gestão de Jeferson Andrade”.

Ele afirma que “Madre de Deus é um caso de sucesso em termos de gestão pública”. e completa “é um município onde qualquer pessoa tem atendimento odontológico gratuito, 100 % das escolas funcionam em tempo integral e as crianças e jovens praticam uma série de esportes. Até o Luiz Dórea trabalha em um projeto na cidade. Ora, se um notável como ele abraçou este trabalho, isto mostra a credibilidade do trabalho que está sendo realizado”.

Segundo ele, “este aprazível, bucólico e tranquilo balneário está há inacreditáveis nove meses sem um assassinato ou tentativa de homicídio. Imagine, isso na violenta Região Metropolitana de Salvador,, que tem altos índices de criminalidade, assim como as outras metrópoles do país”.

De acordo com Castro, “na nossa profissão, que milito desde 1989, quando comecei na Rádio MEC, no Rio, quem for ganancioso por dinheiro vai se dar mal. Nunca foi isso o que me motivou. Os jornalistas precisam entender a sua função social. A imprensa tem um papel fundamental quando denúncia e expõe ‘malfeitos’. Mas nunca foi essa a minha praia. O que me fez levantar cedo todos os dias é ter a consciência do meu papel social em dar visibilidade a práticas públicas ou via Terceiro Setor que são exitosas e fazem a diferença na vida das pessoas. Até hoje lembro dos sorrisos das crianças de uma das prefeituras que assessorei quando ganharam mochilas padronizadas’, recordou.

Segundo ele, “vivemos um fosso social. A sociedade é desigual e injusta e meu pai fez do seu objetivo de vida lutar contra isso. Então, onde ele estiver, quero que ele tenha orgulho de mim”.

Trajetória

Filho de sociólogos e exilados políticos (Pedro Castro Silva e Mary Garcia Castro), Pedro Castro nasceu em 1966 em Santiago (Chile) e também é brasileiro (dupla nacionalidade). Seu parto foi realizado pelo médico e político Adão Pereira Nunes, que denomina um hospital no Rio de Janeiro. “A política está no meu sangue. Meu ‘parteiro’, a quem eu chamava de avô, era médico e político, um homem sensacional que registrou meu nascimento no livro ‘Do Planalto à Cordilheira”.

“Já o meu pai foi um dos grandes líderes da Bahia no movimento contra o Golpe de 64 e é muito respeitado por nomes como Joaci Góes, Leonell e o saudoso Zezéu Ribeiro, por exemplo. Ele nasceu na Liberdade, um bairro popular de Salvador, ascendeu socialmente e já idoso largou o conforto de casa para fazer pós-doutorado em Paris. E tenho muito orgulho da minha mãe. Recentemente, ela recebeu o Prêmio Bertha Lutz, no Senado Federal, pela sua luta em prol das mulheres. Enfim, a política está no meu sangue e desde pequeno eu ficava no sofá ouvindo os interlocutores políticos do meu pai”.

Especialista em Assessoria de Imprensa Política, Sindical e do Terceiro Setor, Pedro Castro é graduado em Comunicação Social e já trabalhou no Sistema das Nações Unidas, como assessor de Comunicação da Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na Bahia; foi assessor de Comunicação da Prefeitura de Porto Seguro; trabalhou como assessor de Comunicação em diversos gabinetes na Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa da Bahia e Câmara Municipal de Salvador e comandou a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Salvador; SUCOM, atual SEDUR; SALTUR e foi assessor de Imprensa de um ex-prefeito de Salvador. Também foi repórter político dos jornais Tribuna da Bahia e Correio da Bahia e diretor-geral da Rádio Cajazeiras.

“Eu aprendi com meus amigos publicitários que a diferença está no detalhe. Trato qualquer pauta como uma campanha. Nesta trajetória, tenho muito orgulho da minha passagem pelas Nações Unidas pelo trabalho que fizemos com diversas ONGs e veículos de comunicação pela Cultura de Paz. E dentre os clientes da nossa empresa, meu maior orgulho é a assessoria da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), cuja parceria com a minha empresa está sendo viabilizada pela ONG internacional Solidarity Center. É incrível poder divulgar o trabalho destas guerreiras. E meu patrimônio na política e no Jornalismo é a minha legião de amigos. Ser jornalista é escrever a história. Isso não é fantástico?”, finalizou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]