Jornal New York Times inclui documentário ‘Democracia em Vertigem’ em lista de melhores de 2019

Cartaz do documentário 'Democracia em Vertigem'. Narrativa aborda Golpe Jurídico-Parlamentar de 2016 contra o Governo Rousseff.Cartaz do documentário 'Democracia em Vertigem'. Narrativa aborda Golpe Jurídico-Parlamentar de 2016 contra o Governo Rousseff.
Cartaz do documentário 'Democracia em Vertigem'. Narrativa aborda Golpe Jurídico-Parlamentar de 2016 contra o Governo Rousseff.

Cartaz do documentário ‘Democracia em Vertigem’. Narrativa aborda Golpe Jurídico-Parlamentar de 2016 contra o Governo Rousseff.

O New York Times divulgou nesta quinta (27/06/2019) uma lista com os melhores filmes de 2019 até agora. “Democracia em Vertigem”, documentário de Petra Costa sobre o cenário político brasileiro atual, foi um dos longas selecionados.

De acordo com o jornal americano, o filme “analisa a política brasileira —dois presidentes recentes em desgraça, o atual inclinando ao autoritarismo— a partir do ponto de vista indignado da cineasta Petra Costa.”

A lista também cita um trecho da crítica assinada pelo jornalista A.O. Scott. Para ele, o documentário brasileiro é “uma crônica da traição cívica e do abuso de poder, e também da mágoa.”

“Democracia em Vertigem”, parcialmente financiado e distribuído pela Netflix, chegou à plataforma de streaming no último dia 19. Nos Estados Unidos, o filme está disponível tanto pela internet quanto em salas de cinema.

*Com informações de Orlando Brito, do UOL.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).