Feira de Santana: Semana do Meio Ambiente é aberta com plantio e exposição dialogada

Prefeitura de Feira de Santana abriu programação da Semana do Meio Ambiente.Prefeitura de Feira de Santana abriu programação da Semana do Meio Ambiente.
Prefeitura de Feira de Santana abriu programação da Semana do Meio Ambiente.

Prefeitura de Feira de Santana abriu programação da Semana do Meio Ambiente.

O plantio de mudas de ipê e pau-brasil marcou a abertura da Semana Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (03/06/2019), no Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu). De iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMAM), a atividade contou com a parceria da Escola Estadual Edvaldo Boaventura.

Aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, Itava Santana, 13 anos, participou do plantio. Ela e demais colegas da escola ficarão responsáveis pelo desenvolvimento das mudas, fornecendo água sempre que necessário. “Árvore é vida”, disse a estudante ao reconhecer o papel de cada cidadão em preservar o meio-ambiente.

Após o plantio, os estudantes assistiram a uma exposição dialogada. Através de banners ilustrativos com fotografias dos rios que cortam o distrito de Ipuaçu e de espécies animais encontrados na localidade, o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, muniu os participantes de conhecimentos referentes à realidade que os cerca.

Maquetes sobre os rios Aguiadas (genuinamente feirense), Jacuípe e Cavaco, além da Lagoa Pedra do Cavalo também foram expostas aos alunos, que puderam tirar dúvidas e ampliar o conhecimento.

“A parceria da escola com a Semmam tem sido constante. Isso potencializa as nossas atividades, agregando conhecimento aos alunos”, afirmou a coordenadora pedagógica Michelle Rios. Segundo ela, os trabalhos valorizam a realidade dos alunos, que são filhos de pescadores e do homem do campo.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, Hiram Freire, ressaltou a importância das atividades itinerantes desenvolvidas pela Semmam, através do departamento. “Isso proporciona um melhor aprendizado, uma vez que a gente leva a realidade da localidade, seus aspectos ambientais, para os alunos, possibilitando uma melhor sensibilização e a ampliação do conhecimento”.

Programação

Nesta terça-feira, 4, as atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente vão prosseguir, à tarde, na Escola Municipal Professora Lidice Antunes Barros, no Santo Antônio dos Prazeres, e à noite, às 19h, com palestra na Uninassau para estudantes do curso Engenharia Civil. Na quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação será no Colégio Estadual Reverendo Severino Soares, na Gabriela, onde haverá uma caminhada até a Fonte dos Milagres.

Já na quinta-feira, 6, as atividades estarão concentradas no bairro Rua Nova, na Base da Polícia Militar, com a participação de algumas instituições. A Semana do Meio Ambiente será encerrada na Escola Municipal Regina Vital, no Campo Limpo, na sexta-feira, 7.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]