Estoques críticos de derivados de sangue humano preocupam HEMOBA; População é convocada a doar

Campanha 'Junho Vermelho' convoca população à dor sangue.
Campanha 'Junho Vermelho' convoca população à dor sangue.
Campanha 'Junho Vermelho' convoca população à dor sangue.
Campanha ‘Junho Vermelho’ convoca população à dor sangue.

A Fundação Hemoba começa o mês de junho de 2019 fazendo um alerta à população do estado da Bahia. Os estoques de sangue para o atendimento das demandas transfusionais permanecem em estado crítico. A instituição precisa da mobilização dos doadores para se preparar para o potencial aumento da demanda por hemocomponentes durante o mês que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e, em especial neste ano, a realização de jogos da Copa América na capital baiana.

Segunda a diretora de Hemoterapia, Rivania Andrade, o apoio da população é indispensável neste momento. “A Hemoba está toda arrumada para receber a festa da solidariedade. Nos meses de março e abril sentimos uma redução de candidatos à doação, mas a necessidade de sangue é diária. Precisamos recuperar a frequência dos nossos doadores para garantir a assistência adequada durante o São João” – afirma a médica responsável pelo serviço.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Roteiro dos Hemóveis

Salvador – Ba

Onde: Salvador Shopping

Quando: 04 a 07 de junho de 2019 ás 8 horas até 17 horas

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores

Feira de Santana – Ba

Onde: Hospital Clériston Andrade

Quando: 03 a 06 de junho de 2019 ás 8 horas até 17 horas

Endereço: Avenida Eduardo Fróes da Mota, s/n, 35° BI

Araci – Ba

Onde: Praça Nossa Senhora da Conceição

Quando: 07 a 08 de junho de 2019 ás 8 horas até 16 horas

Barra do Mendes – Ba

Onde: Praça de Eventos

Quando: 04 a 07 de junho de 2019 ás 8 horas até 17 horas

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade de coleta estão disponíveis no site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br). Mais informações também podem ser acessadas através das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Sobre Carlos Augusto 9455 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).