

O surto de Arbovirose que atinge moradores de Entre Rios tem causado preocupação e o deputado estadual Alex Lima (PSB) cobrou do Ministério da Saúde uma posição sobre o caso. “A população está sofrendo com uma doença que ainda não pode ser diagnosticada. A Secretaria de Saúde do Estado está fazendo o possível para ajudar, mas sem apoio do Ministério da Saúde e os kits de diagnóstico fica impossível oferecer o tratamento adequado à população”, disse neste domingo (09/06/2019), em nota ao Jornal Grande Bahia.
Até o momento cerca de 3 mil pacientes, sendo a maioria da sede da cidade, chegaram ao hospital municipal com febre, manchas vermelhas, dores nas articulações e coceiras. No entanto, ainda não foi possível diagnosticar a doença, pois o Ministério da Saúde deveria ter enviado em outubro de 2018 uma remessa dos kits laboratoriais, que são usados nos testes. Como o material não chegou a Sesab abriu licitação para comprar por conta própria. “Precisamos de condições para identificar a doença e oferecer o tratamento ideal. Espero que o Governo Federal entenda a seriedade da situação”, completou o deputado.
Arbovirose, conceito
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).