

O governador Rui Costa usou as redes sociais, na noite deste domingo (09/06/2019), para se manifestar sobre a série de reportagens ‘As mensagens secretas da Lava Jato’, publicadas pelo The Intecept, em que são revelados indícios de conluio entre o procurador da República Deltan Dalagnol, chefe da força-tarefa do Caso Lava Jato; membros da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) e Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Bolsonaro e, à época dos fatos, juiz federal encarregado de julgar os indícios de corrupção envolvendo a empresa Petrobras, políticos, partidos, servidores e empresários.
Na avaliação do governante, as perseguições e mentiras difundidas pelas autoridades envolvidas no Caso Lava Jato conduziram o país ao esgotamento. Ele cobra o esclarecimento dos fatos, com investigação das autoridades citadas nas reportagens do Intercept.
“O que o site The Intercept divulgou é muito grave. Provoca profunda indignação. É fundamental que todo o conteúdo seja esclarecido. O Brasil precisa saber toda a verdade. Caso contrário o País continuará sem oferecer segurança Jurídico Institucional, Credibilidade e Confiança. O Brasil precisa recuperar sua imagem no mundo. Chega de mentir e perseguir. É preciso retomar a credibilidade em nossas instituições”, publicou o governador Rui Costa nos perfis oficiais no Twitter, Instagram e Facebook.
A série de reportagens do The Intercept indica possível conluio, com a combinação de ações e decisões entre o membro do Poder Judiciário e membros do MPF, o que enseja, por parte dos envolvidos, em possível corrupção de princípios da magistratura e da atuação do órgão ministerial, com a finalidade de ganhos pessoal de poder.