Apoio da classe política à biometria será decisivo para as Eleições 2020, diz desembargador Jatahy Júnior presidente do TRE Bahia

Desembargador Jatahy Júnior presidente do TRE Bahia.
Desembargador Jatahy Júnior presidente do TRE Bahia.
Desembargador Jatahy Júnior presidente do TRE Bahia.
Desembargador Jatahy Júnior presidente do TRE Bahia.

“Neste momento, ajudar a Justiça Eleitoral a biometrizar 100% dos baianos é uma ação cívica”. Com essa afirmação, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Jatahy Júnior, destacou, nesta quinta (13/06/2019), a importância do apoio de gestores municipais e possíveis candidatos às Eleições 2020 para a conclusão do recadastramento biométrico no estado.

O presidente da Corte eleitoral baiana lembra que não há restrição legal para que esses gestores ou possíveis candidatos colaborem com a Justiça Eleitoral na última fase da biometria, ao contrário “neste momento, não só é permitido como é desejado”, afirmou.

O ato cívico, explicou o desembargador Jatahy Júnior, inclui gestos como auxiliar o transporte de eleitores para os cartórios, ajudar no agendamento feito pela internet ou por telefone e atuar de todas as formas para que a biometria seja realizada. Na última fase da revisão biométrica, o desafio para o TRE-BA é regularizar o título de eleitores em 70% das cidades baianas.

No contexto das eleições municipais, afirmou o presidente do Tribunal, o resultado pode ser decidido por um número pequeno de votos. Esses eleitores que farão a diferença podem ser justamente aqueles a ficar de fora do processo, caso não realizem a biometria e tenham seus títulos cancelados. “Por isso, devemos nos esforçar bastante, não só a Justiça Eleitoral, mas toda a comunidade, para que tenhamos eleições com o maior número de votantes”.

Sem filas

A última fase da biometria no estado começou em 13 de maio com nova logística, que prioriza o agendamento pelo site (agendamento.tre-ba.jus.br) e por telefone 0800 071 6505. A central telefônica funciona de segunda a sexta-feira, das 7:30 horas às 19 horas.

O objetivo é possibilitar ao eleitor um atendimento o mais confortável possível. “Dessa vez, só pega fila quem quer”, afirma o presidente do Tribunal. O objetivo da Corte baiana é recadastrar 2,9 milhões de eleitores até 2020.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]