Salvador: Projeto 3&Pronto segue em cartaz no Teatro Vila Velha com espetáculo dirigido por Hebe Alves

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cena do espetáculo Storni.
Cena do espetáculo Storni.
Cena do espetáculo Storni.
Cena do espetáculo Storni.

O espetáculo Storni – Quiroga, O Mar e a Selva Apaixonaram-se segue em cartaz na programação do “Projeto 3&Pronto: seis montagens em sequência”, sempre com apresentações de segunda a quarta, às 20 horas, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha. Com direção de Hebe Alves, o elenco é formado pela companhia Teatro dos Novos, integrantes da Universidade Livre do Teatro Vila Velha e atores convidados. O texto de Ricardo Cabaça é uma colagem poética sobre o trabalho literário e o encontro amoroso entre a poeta argentina Alfonsina Storni (1892-1938) e o poeta uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937).

Escritor e cofundador da companhia de teatro 33 Ânimos, Ricardo Cabaça fez uma longa pesquisa documental e biográfica sobre os dois autores e sua relação antes de iniciar a escrita do texto, acrescentando a esse conteúdo histórico trechos ficcionais, tanto para preencher hiatos da documentação histórica quanto para “fazer uma espécie de justiça e ficcionar encontros, os momentos de amor”, como explica Ricardo em entrevista ao site da organização lisboeta Casa da América Latina.

Para essa montagem a diretora Hebe Alves trabalha com duplos dos três protagonistas do texto. Assim, os personagens de Jackson Costa (Quiroga), Chica Carelli (Storni) e Bárbara Borgga (Anaconda) têm, cada um, um ou mais duplos, personificados por outros atores e atrizes, “para explorar as facetas dos próprios personagens e situações em diversos momentos de sua história”, explica Hebe.

Literatos ousados, com uma produção desafiadora de normas, ambos eram espíritos indomáveis. Essa condição foi o que permitiu a ambos estabelecer a particular relação que desfrutaram: “Só duas cabeças tão singulares, poderiam produzir uma situação de amor como a deles” considera a diretora.

A primeira edição do Projeto 3 & Pronto aconteceu em 1995, um ano após a Organização Não-Governamental Sol Movimento da Cena estabelecer parceria com a Sociedade Teatro dos Novos para gerir a programação do Vila Velha. À época, a inspiração para o formato surgiu de uma notícia sobre as estratégias de ação de grupos teatrais canadenses que, por questões legais e trabalhistas, desenvolveram uma maneira de ensaiar e apresentar espetáculos em curtos espaços de tempo. “Nunca verifiquei a veracidade dessa informação, mas achei incrível a possibilidade de pensar montagens dessa maneira”, lembra o encenador e diretor artístico do Vila Velha, Marcio Meirelles. “Então formatamos o projeto com essas regras. Três semanas de ensaio, três semanas de apresentação, três apresentações por semana”, explica o diretor.

Na primeira apresentação, em 1995, os textos eram de dramaturgos brasileiros contemporâneos, já a segunda edição, em 2005, tinha como foco a dramaturgia latino-americana. Este ano o projeto apresenta seis textos contemporâneos portugueses, porque uma outra proposta do projeto é exatamente fazer circular a produção dramatúrgica contemporânea e, atualmente, Portugal possui uma intensa produção, graças a “uma política pública de teatros nacionais com laboratórios e oficinas permanentes, o que estimula a produção, impressão e divulgação de textos teatrais. “Presenciei essa cena portuguesa e pensamos em trazer um pouco desses textos e discursos para cá, para estabelecer diálogo entre esses textos e nossa dramaturgia baiana”, justifica Marcio Meirelles.

Todos os cenários serão concebidos por Zuarte Jr. e todo o figurino, por Rino Carvalho. Cada diretor pode convidar atores e atrizes se achar necessário, mas as montagens contam com a participação dos profissionais da Companhia Teatro dos Novos e os integrantes da Universidade LIVRE, projeto de formação profissional do Teatro Vila Velha.

Ficha técnica

Direção: Hebe Alves

Assistentes de direção: Gustavo Grangeiro e Barbara Borgga

Elenco

Chica Carelli

Jackson Costa

Barbara Borgga

Ana Paula Borges

Arlon Souza

Beatriz Albuquerque

Ingrid Carvalho

Lucas Lima

Luma Belfort

Martim Palmeira

Renata Anacleto

Tiago Menegaz

Yan Britto

Produção: Amanda Lima

Assistente de produção: Luiza Alves

Agenda

O que: Espetáculo ‘Storni – Quiroga, O Mar e a Selva Apaixonaram-se’

Quando: De segunda a quarta-feira, às 20 horas

Onde: Teatro Vila Velha

Endereço: Passeio Público, Avenida Sete de Setembro, s/n. Salvador/BA

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113888 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]