Salvador é exemplo na América Latina em redução de mortes no trânsito

Agente da SMTT de Salvador orienta motociclista.
Agente da SMTT de Salvador orienta motociclista.
Agente da SMTT de Salvador orienta motociclista.
Agente da SMTT de Salvador orienta motociclista.

Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entidade ligada à ONU, destacou Salvador como um dos três exemplos na América Latina de redução de mortes no trânsito. O texto que cita a capital baiana como modelo foi publicado no site da entidade, como parte da Quinta Semana Global de Segurança no Trânsito das Nações Unidas, que ocorre entre os dias 6 e 12 de maio de 2019.

Além de Salvador, a agência internacional cita apenas a cidade de Guanajuato, no México, e o país do Uruguai por terem reduzido, consideravelmente, a mortalidade no trânsito. A Opas salientou que a capital baiana quebrou barreiras intersetoriais e reuniu entidades com o objetivo de valorizar a vida no trânsito. O resultado, segundo apontou a agência, foi a redução de 54% dos acidentes fatais, visto que, em 2017, foram registrados 121 ocorrências desse tipo, contra 266 em 2010.

O projeto Vida no Trânsito, que atualmente é coordenado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), foi elogiado pela Opas por realizar um trabalho conjunto. A estratégia inclui avaliação e qualificação de dados, inclusão da questão da saúde nas discussões sobre o trânsito, a melhoria na infraestrutura para proteger usuários mais vulneráveis, o investimento em ações para combater o álcool no trânsito e o desenvolvimento de programas de educação infantil.

“Sabemos que, muitas vezes, a população reage quando é fiscalizada, mas o nosso foco principal é preservar vidas. Tanto que temos tido resultados positivos mesmo com a redução do número de multas, o que tem ocorrido a cada ano. Nosso interesse não é arrecadar, tanto que o resultado está aí – apenas um país e duas cidades da América Latina foram citados e uma delas foi Salvador. Isso mostra que os condutores estão se conscientizando cada vez mais”, afirma o superintendente Fabrizzio Muller.

Números

Em 2018, a Transalvador registrou o menor número de notificações dos últimos cinco anos. Ao todo, foram emitidas 623.964 notificações, enquanto em 2017 houve 857.075 e em 2016 foram 953.195 notificações diversas. Os dados mostram uma redução no número de multas, o que representa maior conscientização dos condutores no tráfego de Salvador.

Vida no Trânsito

O Projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da ONU para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito (2011 a 2020). Em Salvador, o projeto está sendo coordenado pela Transalvador e é composto por órgãos municipais, estaduais e federais que também se debruçam sobre a temática de segurança no trânsito.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111130 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]