Projeto ‘Teatro para Todos’ leva programação gratuita para Feira de Santana

Ator Frank Menezes apresenta espetáculos na praça da Kalilândia, em Feira de Santana.
Ator Frank Menezes apresenta espetáculos na praça da Kalilândia, em Feira de Santana.
Ator Frank Menezes apresenta espetáculos na praça da Kalilândia, em Feira de Santana.
Ator Frank Menezes apresenta espetáculos na praça da Kalilândia, em Feira de Santana.

O ator Frank Menezes e a Cia. Baiana de Patifaria são atrações do projeto Teatro para Todos, nos dias 18 e 19 de maio, na Praça da Kalilândia, em Feira de Santana, que leva obras do teatro baiano consagradas pelo público e pela crítica. O público feirense vai conferir a programação que traz no sábado, dia 18 de maio, às 16:30 horas a peça Grão Circo, do NUCCA – Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro, a dupla Fanta e Pandora, da comédia A Bofetada, da Cia Baiana de Patifaria, às 18h e no domingo, dia 19 de maio, os espetáculos A Peleja de Maria Bonitinha, da Cia. Cuca de Teatro, às 16h30mim e O Corrupto com Frank Menezes, às 18h. A iniciativa foi idealizada pela Maré Produções Culturais, com realização por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania e patrocínio da Hapvida. Além de levar peças de teatro para a rua, o projeto oferece gratuitamente uma série de atividades de saúde, bem-estar, além da realização da Feira da Sé, com a participação de mais de 20 empreendedores criativos expondo seus trabalhos.

O projeto Teatro para Todos nasce do desejo de levar para a rua, espetáculos teatrais que comunicam para um amplo público, reunindo obras de diferentes estilos para alcançar crianças, jovens e adultos. Além de aproximar as pessoas da linguagem teatral, o projeto reúne serviços de saúde como medição de pressão e glicemia, bem como atividades lúdicas para crianças, práticas de atividades físicas e autocuidado. O Teatro para Todos já passou por Salvador, no Parque da Cidade e terá sua próxima parada em Camaçari, com uma nova programação.

Teatro para Todos – A edição Feira de Santana do projeto Teatro para Todos terá uma programação que reúne nomes fundamentais da história do humor baiano. É o caso das personagens Fanta e Pandora, da comédia A Bofetada, da Cia. Baiana de Patifaria, mais longeva montagem teatral baiana, com estreia em 1988. O público vai conferir um espetáculo com as personagens, encarnadas pelos atores Lelo Filho e Rodrigo Villa, que vão mostrar sua capacidade de improviso a partir do texto concebido pelos escritores paulistas Miguel Magno e Ricardo de Almeida.

A rapidez com que os dois atores que interpretam Fanta e Pandora levam para o palco o dia-a-dia do país e do mundo, através de improvisações, fazem com que o efeito do espetáculo seja arrebatador. A relação que se estabelece com o espectador é tão empática que, quando ele menos percebe, já está em cima do palco sob a batuta das hilárias professoras.

Já Frank Menezes, que participa da série Cine Holliúdy, leva sua bem sucedida peça “O Corrupto”, que foi escrita pelo ator e que não para de ser renovada, graças ao momento atual do país. Mas não pense que no espetáculo ele fala só de política. No espetáculo, o artista encarna um professor de corrupção, que dá dicas de como atuar nos mais variados ramos: religioso, empresarial, jurídico, na comunicação e mesmo no dia a dia comum a todos.

Fala dos políticos, é claro, mas fala também da corrupção perpetrada por líderes espirituais de várias religiões, da corrupção nas instituições públicas e nas empresas privadas, nos meios de comunicação e das pequenas corrupções do dia a dia, aquelas toleradas sem dores de consciência pelo cidadão comum, como estacionar na vaga de deficientes, furar fila e outras tantas “coisinhas”.

A Cia. CUCA de Teatro é anfitriã do Teatro para Todos em Feira de Santana, apresentando os espetáculos Grão Circo e A peleja de Maria Bonitinha. A Cia. Cuca de Teatro é formada por artistas independentes que trabalham, desde 1998, com projetos de cunho socioeducativos e culturais, com a criação e produção de espetáculos voltados para a infância e juventude.

“A Peleja de Maria Bonitinha” é um espetáculo que diverte e transmite valores importantes como o respeito às diferenças e a valorização da cultura popular.  O espetáculo conta a história da menina do sertão que se orgulha de suas raízes culturais e sabe dar valor a educação familiar, aquela que é passada de pai para filho. O espetáculo “Grão Circo” presta uma bela homenagem ao circo de todos os tempos. O espetáculo traz a alegria e o vigor de jovens artistas disseminadores da tradição circense apresentando números de grande impacto, utilizando das diversas técnicas circenses, e, a perna de pau que trará propostas divertidas e inovadoras para surpreender e encantar ao público de todas as idades.

Programação Completa

Teatro para todos Viva Rua

Dia 18 de maio

Espetáculo Grão Circo, do NUCCA – Núcleo Circense da Cia. CUCA de Teatro, às 16h30

Fanta e Pandora, da Cia. Baiana de Patifaria, às 18h

Dia 19 de maio

A Peleja de Maria Bonitinha, da Cia. CUCA de Teatro, às 16h30. O Corrupto, de Frank Menezes, às 18h

 Entrada franca

Local: Praça da Kalilândia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112844 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]