Programação do ‘Maio Amarelo’ abrange diversas ações, diz Maurício Carvalho Superintendente Municipal de Trânsito de Feira de Santana

Maurício Carvalho, superintendente Municipal de Trânsito de Feira de Santana, apresentou dados importantes sobre acidentes de trânsito, com objetivo de diminuir índices de acidentes no trânsito.
Maurício Carvalho, superintendente Municipal de Trânsito de Feira de Santana, apresentou dados importantes sobre acidentes de trânsito, com objetivo de diminuir índices de acidentes no trânsito.
Maurício Carvalho, superintendente Municipal de Trânsito de Feira de Santana, apresentou dados importantes sobre acidentes de trânsito, com objetivo de diminuir índices de acidentes no trânsito.
Maurício Carvalho, superintendente Municipal de Trânsito de Feira de Santana, apresentou dados importantes sobre acidentes de trânsito, com objetivo de diminuir índices de acidentes no trânsito.

A programação especial em alusão à edição 2019 da campanha ‘Maio Amarelo’ teve seu lançamento oficial em Feira de Santana nesta sexta-feira (03/05/2019), às 9 horas, no Paço Municipal, contando com a presença do prefeito Colbert Martins Filho, diversos órgãos envolvidos com a segurança do trânsito e a imprensa.

O ‘Maio Amarelo’ é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito no Brasil, com ações em mais 29 países. O Tema da campanha deste ano será “No Trânsito, O Sentido É A Vida”, conforme aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Participaram do evento Polícia Rodoviária Federal, Esquadrão Asa Branca da Polícia Militar,  3º CIRETRAN, Sest Senat, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT),  Secretaria Municipal de Serviços Públicos – Sesp, Secretaria Municipal de Prevenção à Violência, Comando de Policiamento da Regional Leste da Polícia Militar (CPRL), Esquadrão Asa Branca da Polícia Militar, Grupamento de bombeiros, Fundação Egberto Costa, Secretaria Municipal de Saúde, Defensoria Pública do Estado.

Na programação estão previstas ações como blitz educativas, palestras, seminários, solenidade na Câmara Municipal e uma edição especial do Rua Viva, projeto educativo que promete marcar o mês com ações para a conscientização da segurança no trânsito e condução cidadã. Será trazida para Feira a peça de teatro “Depois de um acidente de Trânsito” que está em cartaz em Salvador, com tema voltado para o Maio Amarelo. A novidade para este ano está na entrega da proposta de adesão ao programa Laço Amarelo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que visa promover parcerias permanentes para o trabalho de diminuição de acidentes no trânsito.

O prefeito Colbert Martins Filho abriu a solenidade passando a palavra ao Superintendente Municipal de Trânsito Maurício Carvalho que apresentou dados importantes sobre acidentes de trânsito, levantados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país.

A cada 12 minutos uma pessoa morre no trânsito, sendo considerada a principal causa de morte entre crianças de 0 a 14 anos. Anualmente quase 500 mil pessoas, entre mortos, feridos e portadores de sequelas permanentes, são vítimas dos acidentes de trânsito no Brasil.  Com isso, são gastos 56 bilhões de reais por ano no Brasil, o que daria para construir 1800 novos hospitais e 28 mil novas escolas.Por dia, cerca de 140 pessoas morrem por acidente de trânsito no país, destes, 60% são homens entre 18 e 44 anos. Isso equivaleria a um acidente de avião por dia. Se nada for feito, a Organização Mundial da Saúde – OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade).

Para Maurício, esta programação tem a proposta de desenvolver um trabalho em conjunto de conscientização para prevenção de acidentes e sobretudo de educação no trânsito. “Não podemos aceitar que no Brasil morram no trânsito o equivalente a um avião comerciais por dia. Vamos Implementar o mais incrível Maio Amarelo que já aconteceu em Feira de Santana, usaremos este movimento para gerar um novo e melhor comportamento no trânsito”, afirma.

Ele afirma ainda a importância da parceria e envolvimento dos órgãos competentes e da equipe da Superintendência Municipal de Trânsito, que com o trabalho desenvolvido pela engenharia fiscalização e educação para o trânsito, vem conseguindo diminuir os índices de infrações, acidentes e até mortes no trânsito. “Quero saudar as todos os parceiros que nos apoiam nesta jornada e principalmente agradecer o apoio dado pelo Prefeito a todas às ações realizadas pela SMT para promover um trânsito eficiente e seguro para a nossa cidade. Agradecer também ao nosso núcleo de educação para o trânsito e toda a nossa equipe e o apoio da imprensa que vai nos ajudar disseminar esta campanha de fundamental importância para a nossa cidade ”, destaca.

Preocupado com a redução do número de acidentes, o prefeito Colbert Martins comentou a importância de se cumprir as leis de trânsito e a necessidade de colaborar para a diminuição dos índices nacionais alarmantes. “Este tipo de situação não é comum em todo o mundo, estes números são do Brasil e é nosso dever trabalhar para reduzi-los. O que mais mata no trânsito é a impunidade, não conheço punições por mortes no trânsito. Cabe a responsabilidade do cidadão, mas também aos poderes para que isso possa ser efetivado”, reflete.

Ele concluiu enaltecendo a relevância do trabalho em conjunto das entidades competentes envolvidas com a segurança no trânsito na cidade. “Quero cumprimentar aos representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Ciretran e SMT e parabenizar por todo o trabalho desenvolvido com cuidado para que esta realidade seja modificada. O que fazemos em Feira é nossa tarefa para garantir que estes índices diminuam para promover a paz no trânsito”, finaliza.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111094 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]