Feira de Santana participa de reunião para discutir problemas ambientais no Lago Pedra do Cavalo

Questões ambientais que têm afetado o Lago Pedra do Cavalo foram discutidas durante reunião realizada no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Questões ambientais que têm afetado o Lago Pedra do Cavalo foram discutidas durante reunião realizada no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

As questões ambientais que têm afetado o Lago Pedra do Cavalo foram discutidas durante reunião realizada no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador, na quarta-feira (08/05/2019).

Foram pontuados problemas acerca do desmatamento ciliar, pesca predatória, ocupação irregular da Área de Proteção Permanente (APP), poluição por esgoto in natura e agrotóxicos.

“São problemas ambientais e sociais que têm atingido também os pescadores e moradores ribeirinhos, resultando na migração para os centros urbanos”, afirma o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, João Dias.

Outra questão pontuada foi a implementação do seguro-defeso – benefício destinado aos pescadores, proibidos de trabalhar durante o período de reprodução dos peixes. “Embora o lago já tenha 34 anos, o seguro-defeso ainda não foi implantado por parte do Governo do Estado. Isso coloca em risco toda a ictiofauna e prejudica os pescadores que dependem da pesca para sobreviver”.

Na oportunidade João Dias reforçou a necessidade imediata de ações de fiscalização e educação ambiental em defesa desse manancial e o comprometimento do Governo do prefeito Colbert Martins Filho com as questões ambientais.

Além de Feira de Santana, a reunião contou com representantes dos municípios de Santo Estevão, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos e de empresas situadas naquela região.

“É imprescindível que a união dos municípios para debater e sugerir a criação de mecanismos que protejam os mananciais”, pontuou o chefe de Educação Ambiental sinalizando que “o Lago de Pedra do Cavalo é responsável em abastecer atualmente mais de seis milhões de pessoas, incluindo as duas regiões metropolitanas: Feira e Salvador”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]